segunda-feira, 20 de junho de 2016

domingo, 19 de junho de 2016



DONA ZEFINHA

O grupo Dona Zefinha é uma companhia cenomusical que surgiu no início dos anos 90 na cidade de Itapipoca, no Ceará. A característica marcante do grupo é a mistura de música e comicidade em seus espetáculos, resultado de um trabalho artístico alegre, comunicativo e de total interação com o público. Dona Zefinha aposta num projeto autoral que vai da música de raiz brasileira ao universal, bem como releituras de clássicos da música popular brasileira, tratados com bom humor e swing.

O nome Dona Zefinha, foi inspirado na cuidadora dos irmãos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, personagem muito presente na infância deles e que remete ao cenário cultural da região do Cariri, berço do trio.

O grupo leva na bagagem mais de 20 anos de estrada, tempo suficiente para gerar 10 espetáculos e três discos gravados: “Cantos e Causos” – 2002,  “Zefinha vai a Feira “– 2007 e o infantil “O Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões” – 2012. Atuam no elenco Orlângelo Leal, Ângelo Márcio, Paulo Orlando, Joélia Braga, Vanildo Franco e Iranilson de Sousa. Participam também os músicos convidados Samuel Furtado, Wagner Ferreira, Tamily Braga e Gustavo Portela.

A trupe já circulou em países como Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, Hungria, Guiana Francesa, Cabo Verde, Argentina, Colômbia e Portugal. A direção cênica, os textos e as composições são, em sua maioria, de Orlângelo Leal, sendo, algumas em parcerias com Flávio Paiva, Gustavo Portela, João Edson e Gerson Moreno.

Casa de Teatro Dona Zefinha - Quando não está em turnê, o grupo mantém um projeto de gestão cultural e de grupos em Itapipoca, no Litoral Oeste do Ceará. A Casa de Teatro Dona Zefinha nasceu em abril de 2011, como um minicentro cultural que abriga todo o trabalho artístico da Dona Zefinha. O espaço, montado para as produções musicais e cênicas do grupo, que além de proporcionar atividades de formação estética para os moradores do município de Itapipoca, fomenta a difusão de espetáculos de teatro e música.

O lugar é pequeno e aconchegante e tem capacidade para 92 lugares. Em dois anos de atuação, foram investidas 4.320 horas de trabalho para realizar 53 ações de fruição e formação estética. Passaram pela casa 58 artistas/grupos convidados, oriundos do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Bahia, Canadá, Argentina, Colômbia e Peru, atingindo um público de 5917 pessoas.

sábado, 18 de junho de 2016


Poeta Chico Salles 
Há 42 anos no Rio de Janeiro, Chico Salles, esse nordestino, nascido no município de Sousa, sertão paraibano, se declara apaixonado pela cidade escolheu pra viver. Chico mostrou isso no seu primeiro CD "CONFISSÕES", onde apresentou o predomínio do seu lado carioca, e começou a despontar no cenário musical com sambas e forrós de belas letras e melodias. Depois Chico mostrou o seu lado nordestino: xotes, baiões e xaxados, todos de sua autoria, no CD "NORDESTINO CARIOCA", lançado com enorme sucesso nas bancas de jornal do Rio, São Paulo e Brasília, juntamente com um livreto de literatura de cordel.
Em 2005 Chico o seu terceiro CD "FORROZANDO", produzido por José Milton, com repertório genuinamente pé de serra, cantando outros autores consagrados, (Patativa do Assaré e Téo Azevedo, Fagner e Abel Silva, Petrúcio Amorim e Bráulio de Castro, Lúcio Barbosa, e outros), e foi indicado para o Prèmio Tim como melhor CD, melhor cantor e melhor Produção na categoria regional.
Em 2007 apresenta o seu 4º CD, "Tá NO SANGUE E NO SUOR", também produzido por José Milton, ampliando o conceito de qualidade e sonoridade.
Em 2009 Chico Salles tem o seu livro CORDELinho premiado pela ABL - Academia Brasileira de Letras, como melhor livro infanto-juvenil daquele ano.
Atualmente esta preparando o lançamento do seu recente CD, "O BICHO PEGA", pela gravadora Som Livre. Este CD foi novamente produzido por José Milton, com a ampliação da qualidade percussiva e sonora, dividindo o repertório meio a meio com outros importantes Compositores.

Chico Acadêmico e Diretor Cultural da ABLC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LITERATURA DE CORDEL, ocupando a cadeira originalmente pertencente ao ilustre brasileiro Catulo da Paixão Cearense, e em 2008 recebeu o Título de Cidadão Carioca, do qual tem muito orgulho.

domingo, 5 de junho de 2016

Adicionar legenda

                 DEUSA DE ITAMARACÁ


       A Cirandeira Lia de Itamaracá,Patrimônio vivo da Cultura de Pernambuco. Recebeu na última sexta feira,recurso do Governo do Estado,através da Fundarpe,no valor de 100,00 R$ para reforma do Centro Cultural Estrela de Lia. Situado na Ilha de itamaracá.O centro encontra-se fechado devido ao precário estado de deterioração de suas  instalações física. Lia se comprometeu de viabilizar a reforma do centro com uma contrapartida de 30 % do valor do aporte destinado a reforma do centro cultural. Em breve a Deusa de Itamaracá lançará um site " Ciranda transparente, " onde todos poderão acompanhar a aplicação do recurso público. É festa na Ilha.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

quarta-feira, 1 de junho de 2016





         SÃO GONÇALO DO HORTO

O Grupo de São Gonçalo na comunidade do Horto, em Juazeiro do Norte,Vale do Cariri,Região Sul do Estado do Ceará, busca manter a tradição da Dança de São Gonçalo, que existe há mais de 30 anos sob a orientação do Mestre Pedro Joaquim, sua esposa, Maria joaquina e o filho Manoel. As atividades do grupo ligadas à manifestação popular vem sendo retomadas hoje pelo sr. Leôncio Alves dos  Santos e sua família que assumiu o compromisso com o Mestre Pedro de não deixar a manifestação cair no esquecimento e repassar este legado de cultura para as próximas gerações.