Conhecida por tradicionais agremiações carnavalescas de rua, como o popular bloco A Bicharada do Mestre Jaime, a cidade de Salgueiro, no Sertão Central, também segue no ritmo das festividades que antecipam a Folia de Momo no Estado. No polo Academia das Cidades, a próxima sexta-feira (22), será de batucada, frevo e ritmos regionais, com as apresentações do Maracatu Baque Virado Nação Salgueirense, acompanhado da Cia de Dança na Pisada do Sertão Terranovense, da Orquestra do Maestro Paixão e da Cia Soul Dance. A festividade começa às 19h e é aberta ao público.
Produzindo atividades culturais há seis anos, o Maracatu Baque Virado Nação Salgueirense é um dos diferenciais nas tradições da cidade. “Nossa batucada, dentro das características de uma agremiação sertaneja, agrega influências dos maracatus Nação Pernambuco e Estrela Brilhante, além das obras do saudoso Jackson do Pandeiro”, explica Cícero Luiz, coordenador do Nação Salgueirense. “Também temos um misto de ciranda e coco nas nossas toadas, ritmos que também adotamos como forma de  aprofundar estas tradições tão raras por aqui”, comentou.
Atualmente, o maracatu é composto por cerca de 50 integrantes e também promove em sua sede, cursos de batuqueiros de gonguê e alfaia, para jovens acima dos 14 anos e residentes na região. Na sexta-feira (29), o grupo também estará participando da prévia popular realizada no polo, que contará também com as apresentações da Orquestra Cultura Pernambucana e da Cia Soul Dance.
Programação:
- Sexta-feira, 22 de janeiro 
Local: Academia das Cidades – Praça da Escola Carlos Pena Filho (Rua Gertúlio Vargas, bairro Nossa Sra. Aparecida)
19h – Maracatu Baque Virado Nação Salgueirense
20h – Orquestra do Maestro Paixão e Cia Soul Dance
- Sexta-feira, 29 de janeiro
Local: Academia das Cidades – Praça da Escola Carlos Pena Filho (Rua Gertúlio Vargas, bairro Nossa Sra. Aparecida)
19h – Orquestra Cultura Pernambucana Cia Soul Dance
20h – Maracatu Baque Virado Nação Salgueirense