Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe
Mostra itinerante leva ao público os filmes produzidos em nosso Estado
Cinema na Estrada, que desde julho já circulou por 22 cidades pernambucanas, desembarca nesta semana nos municípios de Ibimirim (7), Custódia (8), Salgueiro (9), Floresta (10), Limoeiro (20) e Brejo da Mata de Deus (22). “Já alcançamos mais de 4 mil pessoas, ao longo desses meses de 2016. Nesse novo ciclo, o projeto vai contemplar mais cidades do Agreste, do Sertão e da Região Metropolitana do Recife. A essência da atividade permanece a mesma: ampliar a acessibilidade ao bem cultural do cinema e à multiculturalidade, a fim de despertar um sentimento de pertencimento nas pessoas que vão assistir aos nossos filmes. Após as exibições, há uma conversa sobre os filmes exibidos para perceber as impressões e a receptividade do público”, comentou Milena Evangelista, coordenadora da Secult-PE/Fundarpe.
De acordo com ela, os filmes escolhidos pelo projeto “geram um sentimento de reconhecimento com o que é exibido na tela”, uma vez que a intenção da iniciativa é dialogar diretamente com as populações contempladas pelo programa. “Dessa vez, vamos fazer uma exibição especial no quilombo do Distrito de Conceição das Crioulas, e a ideia é que a comunidade se veja, de alguma forma, retratada nos curtas que serão mostradas nos programas do projeto”, disse a coordenadora.
Sobre o projeto
Realizado desde 2010 pela Secult-PE/Fundarpe, o Cinema na Estrada já envolveu mais de 6.150 pessoas por meio de 123 exibições em 87 cidades e distritos. Neste ano, o projeto entrou numa fase ainda mais robusta, reafirmado sua importância para a política pública de cultura e contemplando diversas Regiões de Desenvolvimento.
“O Cinema na Estrada é um projeto simples, mas que contribui de maneira efetiva para a difusão dos filmes e o acesso dos pernambucanos às obras realizadas em Pernambuco. Muitas delas, inclusive, que contaram com recursos públicos estaduais alocados no Funcultura”, destaca Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura.
Recursos
A Secult-PE e a Fundarpe realizam a nova fase do Cinema na Estrada com recursos na ordem de 180 mil reais direcionados à política cultural de Pernambucano via emenda parlamentar do deputado estadual Aloísio Lessa.
Confira a agenda:
Sertão
7/12 – Ibimirim (Praça Vereador Antônio Bezerra/Avenida Castro Alves em frente ao Centro de Idosos), às 19h;
8/12 – Custódia (Praça Padre Leão – Centro), às 19h;
9/12 – Salgueiro (Praça Central do Distrito de Conceição das Crioulas), às 19h;
10/12 – Floresta (Praça Coronel Fausto Ferraz), às 19h;
Data: 10/12
Agreste
20/12 – Limoeiro (Praça da Bandeira, em frente ao Colombo Sport Clube), às 19h;
22/12 – Brejo da Madre de Deus (Praça Bom Conselho Pátio de Eventos), às 19h.
Programação
Programa 1
Salu e o Cavalo Marinho (Animação, 2014, 14 minutos, PE), de Cecília da Fonte
A Clave dos Pregões (Documentário, 15 minutos, 2015), de Pablo Nóbrega
Olhos de Botão (Ficção, 18 minutos, 2015) de Marlom Meirelles
Psiu! (Documentário, 20 minutos, 2014), de Antônio Carrilho e Juliana Lima
João Heleno dos Brito (Ficção, 20 minutos, 2014), de Neco Tabosa
Programa 2
Sexta Série (Ficção, Digital, 18 minutos, 2014), de Cecília da Fonte
Exília (documentário, 24 minutos, 2015), Renata Claus
Papo amarelo – o primeiro tiro (ficção, 15 minutos, 2015), de Anildomá Willans de Souza
Lua (Ficção, 17 minutos, 2013) de Paulo Caldas
A promessa (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos Carvalho e Alisson Souza