Nasceu em Mata de São João,na Costa dos Coqueiros,Litoral Norte do estado da Bahia, no dia 7 de junho de 1928, e morreu aos 14 de agosto de 2013. Começou a escrever literatura de cordel aos 18 anos. Seu primeiros folhetos foram adquiridos por Rodolfo Coelho Cavalcanti,poeta alagoano radicado em Salvador.
Antonio morou na capital baiana e no Rio de Janeiro,onde trabalhou ao lado do lendário Mestre Azulão, seu melhor amigo no campo da poesia popular. Há mais de quarenta anos reside em Feira de Santana,Bahia. Casado,pai de seis filhos. Escreveu mais de cem cordéis e já venceu cinco concurso do gênero,sendo três em Salvador,um em Feira de Santana e o mais recente em São Paulo, no qual ganhou um computador completo.
Todos os concursos foram vencidos em 1º lugar. Bibliografia básica: João Terrível e o Dragão Vermelho, Maria Besta Sabida, João Azarento na Corte da Rainha Maravilha, As palhaçadas de João Errado, Últimos dias de Antonio Conselheiro na Guerra de Canudos. Sua produção foi divulgada nacionalmente durante a passagem do poeta Marcos Haurélio pela Luzeiro, entre os anos de 2005 e 2007.
Fonte: Recanto das Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário