José Nilton Veras de Morais,mais conhecido pelo codinome Zenilton. É um cantor,compositor e sanfoneiro pernambucano que ganhou fama pelo teor humorístico de suas letras. Zenilton foi creditado pelos integrantes da banda de Rock " Raimundos",como uma das suas influências. Nasceu em 14 de fevereiro de 1937,na cidade de Salgueiro,no Sertão Central de Pernambuco.
Ainda criança começou a gostar de música e, aos 14 anos começou a aprender a tocar acordeão,almejando um futuro como músico profissional. Seu pai que era dentista e comerciante,foi contra, por achar que a carreira de músico não levaria a nada. Seu primeiro álbum " Fofocando", foi gravado em 1967 pela gravadora Chantecler, e já trazia letras bem humoradas.
Durante o regime militar,Zenilton passou a usar trocadilhos em suas letras para escapar da censura que existia à produção da época. Este sertanejo tem um das maiores discografias da Música Popular Brasileira, 42 LPs, com 650 músicas, 9 CDs. Zenilton participou de dois longas-metragens, " Chapéu de Couro " e " Sertão em Festa.
Nos anos 90 fez turnê pelo Brasil, com os candangos da banda de Rock "Raimundos," Com participações em programas televisivos e show no Olimpia,São Paulo. Seu último registro fonográfico é de 2017,quando gravou o CD "Ladrões da Petrobras,com 17 faixas, que teve mais de 400 mil visualizações do vídeo desta música no you tube.
Toda produção de áudio e vídeo e arranjos do disco foi do primo Fabiano Veras,multi instrumentista,ex Limão com Mel e estudante de ciências médica. No ano de 2011,retornou definitivamente para sua terra,naquele ano foi o homenageado do São João oficial da cidade. Hoje cercado do verde, descansa numa chácara no pé da serra do cruzeiro,em Salgueiro,no Sertão Pernambucano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário