Pernambuco celebra o Dia Estadual do Maracatu, com um grande cortejo em Olinda
Dez nações de maracatus comandaram a festa no Sítio Histórico, nesta quinta-feira (1º). A concentração foi às 18h, no Largo do Amparo. Às 19h, os batuqueiros sairam em cortejo até os Quatro Canto
Para celebrar o Dia Estadual do Maracatu, Olinda recebeu, nesta quinta-feira (1º), um grande cortejo de cultura popular que reunirá mais de 200 batuqueiros de dez nações do Estado: Nação Camaleão, Nação Leão Coroado, Nação Luanda, Nação Tigre, Nação Badia, Nação Pernambuco, Nação Maracambuco, Nação Estrela de Olinda, Nação Sol Brilhante e o Maracatu Várzea do Capibaribe. A concentração foi às 18h, no Largo do Amparo e, a partir das 19h, os batuqueiros sairão em cortejo rumo aos Quatro Cantos, onde farão apresentações com suas nações, cantando suas tradicionais loas.
O evento – coordenado pela Associação dos Maracatus (AMO), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe, e da Prefeitura Municipal de Olinda, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio – marca as comemorações do Dia Estadual do Maracatu, instituído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em 1997, em homenagem à data de nascimento do mestre Luiz de França, que comandou por quase 40 anos as atividades do centenário , um dos Patrimônios Vivos do Estado, desde 2005.
“A ideia do evento é celebrar a resistência e importância dos maracatus-nação em nosso Estado e, além disso, criar mecanismos de articulação que deem visibilidade ao protagonismo dos mestres e batuqueiros”, conta Nilo Oliveira, presidente do Maracambuco e um dos organizadores do cortejo em Olinda. Na última edição, cerca de seis mil pessoas acompanharam a homenagem, segundo a organização.
DIA NACIONAL DO MARACATU - Por proposição de Luciana Santos, ex-deputada federal e atual vice-governadora de Pernambuco, tramita, no Senado, um projeto de lei que institui o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu. A data, assim como em Pernambuco, visa fortalecer e evidenciar os elementos da cultura do maracatu que, atualmente, se manifestam quase todos os estados brasileiros e em diversos países, como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros. No momento, o projeto de lei aguarda a indicação do relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário