quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
MESTRE CORNÉLIO
José Cornélio de Abreu, o mestre Cornélio, é um dos principais expoentes da arte popular do Estado do Piauí. Ele nasceu no município piauiense de Campo Maior em 1956. Filho de carpinteiro e marceneiro começou a trabalhar na madeira muito cedo; transformou-se em escultor por necessidade, mas acabou se apaixonando pela arte. A família era muito pobre, mas foi com o trabalho que conseguiu vencer as dificuldades. Ele diz que na igreja em que freqüentava sempre escutava o padre falar que tínhamos é que trabalhar.
Mestre Cornélio. Reproduçao fotográfica Em nome do autor, Proposta Editorial, Sao Paulo, 2008.
Mestre Cornélio, oratório, madeira. Reproduçao fotográfica Lordello e GiobbiLeiloes.
Mestre Cornélio trabalhando. Reproduçao fotográfica Governo do Piauí.
O trabalho artístico do mestre Cornélio começou em 1973 em Teresina-PI. O pai foi chamado para a construção do teto de uma igreja e ele foi contratado como ajudante. Certo dia o pároco se dirigiu a ele e disse que ele faria o Cristo para a igreja. Você tem talento, disse o padre. Com a ajuda do escultor cearense Carlos Barroso que chegara à cidade, esculpiu o Cristo. Segundo ele, a escultura ficou com um braço torto, porque o galho do cajueiro que usou era torto. Mestre Cornélio conta que Carlos Barroso o ajudou muito na carreira de escultor.
Mestre Cornélio, anjo, madeira. Reproduçao fotográfica Em nome do autor, Proposta Editorial, Sao Paulo, 2008.
A primeira peça comercializada do mestre Cornélio foi uma carranca com cara de jumento, esculpida num tronco de flamboiã. Ele a levou para ser vendida no Centro de Artesanato de Teresina, mas lá acharam a peça horrorosa. Dias depois foi vendida a um turista por 300 cruzeiros, um valor alto para a época. Depois disso nunca mais parou. As mãos habilidosas do mestre são capazes de esculpir esculturas detalhadas em madeira que chamam a atenção pelos detalhes entalhados com batidas precisas. As imagens reproduzidas são geralmente esculturas que reproduzem símbolos locais e figuras humanas. Apesar de seguir uma importante tradição dos mestres escultores do Estado do Piauí, a arte santeira, os totens se tornaram sua marca registrada.
Mestre Cornélio, madeira. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.
Mestre Cornélio, com sua capacidade criativa, conquistou vários prêmios e tem inúmeras participações em exposições no Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, São Paulo e mostras internacionais na Argentina e na Itália.
Mestre Cornélio, madeira. Reproduçao fotográfica Em nome do autor, Proposta Editorial, Sao Paulo, 2008.
Com a morte de Mestre Dezinho, Mestre Expedito e Mestre Cornélio são os mais velhos nessa tradição de santeiros e entalhadores do Piauí.
Contato com o mestre Cornélio:
Rua Bem-te-vi, 1370, Bairro Angelim
64034-100 Teresina-PI
Tel: 3227-0448
Fonte: Lima, Beth & Lima, Valfrido. Em Nome do Autor. Proposta Edital, São Paulo-SP, 2008.
Mestre Cornélio, S. Francisco, madeira. Reproduçao fotográfica Em nome do autor, Proposta Editorial, Sao Paulo, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário