quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
Cineteatro Gambiarra exibe produção autoral do período pandêmico no YouTube
Gambiarra quer dizer “uma solução improvisada para resolver um problema ou para remediar uma situação de emergência”. A palavra foi inspiração para o coletivo formado pelo ator Cláudio Ferrario, a atriz Olga Ferrario, o músico Hugo Coutinho e a cineasta Dea Ferraz quando criaram, em julho de 2020, o Cineteatro Gambiarra. Na ocasião, início da pandemia da Covid, estavam confinados num sítio em Gravatá (PE) e decidiram não parar de trabalhar. Apostando num formato híbrido de experimentações entre o cinema, o teatro e a tecnologia, o Cineteatro Gambiarra produziu seis montagens e realizou 27 sessões on-line, que foram assistidas por mais de quatro mil espectadores.
Parte dessa produção poderá ser vista agora em janeiro, com a estreia, no próximo sábado (21), da “Temporada Aberta Gambiarra” que, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, vai exibir esses vídeos do Coletivo Gambiarra no YouTube. Integram a mostra os espetáculos “A Reinvenção da Palavra” (21), “Avós” (24), “O Último Encontro do Poeta com a sua Alma” (28) e “Martelada” (31). Os espetáculos abordam temas de vida e morte, ancestralidade, cultura popular, palavra e poesia, existência e mundo, em caminhos poéticos e experimentais. Os textos são de autoria de Cláudio Ferrario, com exceção de “Avós”, escrito por Olga Ferrario.
Todos os espetáculos, com duração média de uma hora, foram pensados sob a ótica da intersecção de linguagens do cinema e do teatro. “Nunca se estabelecendo nem em uma ou outra. O que faz de cada montagem uma nova experiência. A câmera se torna um olho-corpo presente e atuante. A imagem ganha contornos sensoriais e a distância imposta pela virtualidade se desfaz sutilmente”, destaca os membros do coletivo.
Serviço
Temporada Aberta Gambiarra
(youtube.com/@cineteatrogambiarra)
21/1 – “A Reinvenção da Palavra”, às 20h
24/1 – “Avós”, às 20h
28/1 – “O Último Encontro do Poeta com a sua Alma”, às 20h
31/1 – Martelada, às 20h
TODAS AS SESSÕES TÊM INTÉRPRETE DE LIBRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário