quarta-feira, 8 de julho de 2020

Francisco de Fátima



Francisco de Fátima de Araújo foi um dos mais expressivos escultores mineiros, precocemente falecido aos 25 anos de idade. Apesar de sua partida precoce deixou uma obra vasta e de grande valor artístico.
Francisco de Fátima. FOTO: arquivo da família do artista, gentilmente cedida por Cláudio Assis (sobrinho de Francisco de Fátima)

Francisco de Fátima aprendeu a esculpir a madeira com o seu irmão José Maria de Araújo, que depois abandonou o seu ofício após se tornar evangélico. A absoluta pobreza em que vivia na roça o fez mudar para Belo Horizonte na década de 1970, onde manifestou com incomparável criatividade seu ofício de santeiro. 

Francisco de FátimaCristo, madeira. Reprodução fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

Em Belo Horizonte atuou como escultor durante aproximadamente cinco anos, expondo seus trabalhos na feira da Praça da Liberdade. O curto tempo em que viveu foi suficiente para registrar um estilo artístico pessoal, dotado de expressiva vitalidade. Francisco de Fátima faleceu vítima da doença de Chagas.

Francisco de Fátimatítulo desconhecido, madeira. Foto autoria desconhecida.

Algumas obras de Francisco de Fátima foram expostas em uma mostra coletiva intitulada Artistas Populares de Belo Horizonte, realizada no Centro Cultural da UFMG em 1996. Suas obras hoje são encontradas em coleções particulares e em alguns museus mineiros, como o Centro de Arte Popular CEMIG em Belo Horizonte.

Francisco de FátimaFamília, madeira. Reprodução fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

Francisco de FátimaSantana Mestra, madeira. Reprodução fotográfica Catálogo das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário