sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
TEMPO DE NATAL
Estava Maria na beira do rio
Lavando os paninhos de seu bento fio
Maria lavava José estendia
Chorava o menino do frio que sentia
O Natal é a primeira festa do solsticio de verão, o primeiro dos grandes ciclos tradicionais.
"A farra vai larga e a vida fica cheia de licenças" escreveu Mário de Andrade em seu ensaio sobre pastoril. Principalmente se o ano é bom no inverno,recrescem os cocos,s sambas ,o zambê. Esse é também é o verdadeiro tempo dos brinquedos,das danças dramáticas iniciadas com a representação com o pastoril da noite de festa e terminadas com os caboclinhos do carnaval. Ensaia o autor de Macunaíma.
Os bailes pastoris remontam à idade média,quando as representações se iniciavam na Alemanha e se estende por toda Europa.Na peninsula Ibérica documentos remonta ao século XII.No Brasil,desde o primeiro século se tem noticias da presença dos pastoris,cujo ápice se dá pelas mãos da burguesia nordestina oitocentista.
Para gente do sudeste, o tempo de Natal é tempo das folias.Os ternos familiares(ou não)são revestidos de caráter devocional. Cantes e descantes de Rei tratam de temas como anunciação,nascimento,estrela guia,reis magos, adoração,ofertório,agradecimento e despedida. " A folia de reis se reveste de um caráter sagrado,são os representantes dos reis magos visitando os devotos,havendo um ritual especial de visitas e referência nas casas onde há presépios," revela o folclorista Alceu Maynard.
Brincadeira de criança:
-De que o senhor gosta mais? de sal ou de pão?
-De sal.
-Então,me dê as festas de Natal
-De que o senhor gosta mais? de sal ou de pão?
-De pão.
-Então,me dê as festas de ano bão !
Pastores,Reis,Borboletas,Dianas,Estrelas ,bois,Jaraguás,Bergunças e outros tantos personagens povoam as antigas e tradicionais celebrações de natal do Brasil. Que não é vermelho e não neva. No minimo azul e encarnado (as cores do pastoril). Que nossas festas voltem a ser cada vez mais coloridas.
Feliz Natal e Feliz Ano Bão!
Adeus meu menino
Adeus meu amô
Até para o ano
Se nois vivo fô
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário