MESTRA ÁUREA
Áurea de Barros Tavares,nasceu em 19 de março de 1919,na cidade de Satuba,município situado na região metropolitana de Maceió. Começou a dançar pastoril aos cinco anos de idade,na cidade de Satuba,como borboleta e com apenas treze anos já formou seu primeiro pastoril,o "Mensageiro de Fátima ",no povoado de Saúde.
No início da década de 60 trouxe seu pastoril para o bairro da Pitanguinha,ensaiando também no Complexo Educacional de Pesquisas Aplicadas/CEPA,formando grupo de pastoril com os alunos das Escolas Estaduais.
Do Pastoril de Mestra Áurea,a menina que dançou de borboleta na primeira formação,já é bisavó,o rapaz que foi pastor, hoje é padre.As integrantes que migraram para o sudeste,lá formaram outros grupos de pastoril. O longo trabalho de Mestra Áurea,teve o reconhecimento e hoje ela é a mais antiga mestra deste folguedo em atividade.
Mestra Áurea,como é mais conhecida,também ensaia coco de roda e a tradicional quadrilha junina " Alegria do Sertão". Os ensaios acontecem na garagem de sua residência no Conjunto José Maria de Melo e na Escola estadual Irene Garrido,perto de sua casa.
É sócia fundadora da Associação dos folguedos Populares de Alagoas/ASFOPAL,estando sempre presente as reuniões,debatendo e defendendo a riqueza e a diversidade cultural do estado de Alagoas.
Seus grupos são sempre referencia do folclore Alagoano,recebendo prêmios e honrarias por onde se apresentam: Campina Grande,Recife,Fernando de Noronha e em Seminários e Congressos.No ano de 2008,mestra Áurea foi considerada " Patrimônio Vivo " pelo Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas e recebeu o premio de Culturas Populares " Humberto Maracanã ",do Ministério da Cultura,em reconhecimento a sua dedicação e valorização da Cultura Popular.
Mestra Áurea acredita que é de suma importância levar o folclore de Alagoas aos colégios,formando grupos nas escolas,despertando e mostrando aos alunos toda riqueza e grandeza da cultura popular da " Terra dos Marechais ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário