sábado, 16 de novembro de 2013



Zona da Mata conquista grande movimentação cultural com incentivo do Funcultura

Festival Tipoia; Mostra Canavial; Cinemata; Leitura, memória e cidadania; e Tem samba no terreiro realizam atividades neste mês de novembro.
Foto: Jedson Nobre
Descrição da imagem
Zé Brown é uma das atrações do Tipoia Festival
A Zona da Mata Norte de Pernambuco está em plena movimentação cultural neste mês de novembro. Diversos projetos realizados por produtores independentes, com incentivo público do Funcultura, ressaltam as tradições culturais populares da região como o maracatu e o cavalo marinho, mas vão além, inovam ao proporcionar experiências com literatura, audiovisual e música para os moradores, turistas e visitantes de cidades como Goiana, Tracunhaém, Condado, Carpina, Nazaré da Mata e Aliança. O Festival Tipoia; a Mostra Canavial; o cineclube Cinemata; o projeto Leitura, memória e cidadania; e Tem samba no terreiro promovem o acesso à cultura e o protagonismo de quem faz cultura na região.

Segunda-feira (11/11) teve início a 14ª edição do Tipoia Festival em Tracunhaém, cidade a 63 km do Recife, com oficinas de bateria, roadie, animação, modelagem no barro (uma tradição no município), e fotografia; e ainda mostras de vídeos. “As oficinas são importantes para formar e informar o jovem a se capacitar para o mercado de trabalho. Em Tracunhaém ainda não há cursos que possam ‘abrir a cabeça’ dos jovens para novos mercados. A oficina é uma forma de despertar o olhar dos jovens para novos interesses profissionais”, afirma Sidclei Marcelino, baterista e coordenador do festival, mais conhecido como Sid3.

Na sexta, sábado e domingo (15, 16 e 17/11) serão realizados, no centro de Tracunhaém, os shows musicais do Tipoia Festival. A aposta na diversidade. A programação traz tanto ritmos tradicionais - frevo, ciranda, coco, maracatu, forró, cantoria – quanto gêneros como pop, rock, reggae e hip hop. Confira a programação AQUI.

Já as atividades dos projetos “Leitura, memória e cidadania”, “Cinemata”, “Mostra Canavial” e “Tem samba no terreiro” foram incorporados na programação do Festival Canavial, realizado pelo Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Associação Canavial e Associação Reviva com patrocínio do Programa Petrobras Cultural. “Os projetos somam as suas potencialidades e não subtraem ou competem entre si. Nós sentamos juntos e pensamos como articular os projetos. Então, com essa articulação, juntando forças, acreditamos que podemos ter um resultado melhor a longo prazo”, enfatiza Caio Dornelas, diretor da Mostra Canavial, que este ano também foi curador da Mostra Infantil Cinemata, realizada pelo produtor Ederlan Fábio Freitas.

A partir desta quarta-feira (13), o Cinemata expande sua atividade de cineclube, habitualmente realizada na comunidade Chá de Camará, em Aliança, levando filmes de animação para filhas e filhos de canavieiros dos distritos de Tupaoca, Upatininga e Macujê. Também em Aliança, o projeto “Leitura, memória e cidadania”, da Biblioteca Mestre Batista, transforma um ônibus em biblioteca, levando livros para crianças e adolescentes de comunidades rurais de Santa Luzia e Upatininga a partir desta segunda-feira (11/11).

Também com caráter itinerante, a Mostra Canavial iniciou na última sexta-feira (08/11) à sua terceira edição com exibições de curtas e longas-metragens nas cidades de Goiana e Condado. A programação segue até 1º de dezembro nas cidades de Timbaúba, Aliança, Vicência, Nazaré da Mata, Tracunhaém e Carpina.

Este ano, a mostra tem o tema “Patrimônio e Memória” como forma de estimular a reflexão sobre as transformações vivenciadas em algumas cidades. “A gente vive na região um momento muito específico na história de Goiana e Condado (por causa da instalação da FIAT e da Hemobrás). Estamos passando de um longo período onde a economia predominante foi à canavieira para a fase da industrialização. Em Carpina e Paudalho, o impacto se dá devido à proximidade com a cidade-sede da Copa do Mundo, São Lourenço da Mata. O audiovisual serve como ferramenta de reflexão sobre estas transformações sociais, pois com a mudança no trabalho, mudam os modos de viver, a arquitetura, entre outras questões do patrimônio imaterial e material. Por exemplo, um cortador de cana que na entressafra tinha um tempo para brincar o cavalo marinho ou maracatu, se trabalhar na indústria poderá não ter mais esse tempo. Então, como manter as tradições nesse novo contexto?”, explica e ao mesmo tempo questiona Caio Dornelas, diretor da Mostra Canavial, que atua o ano inteiro como produtor, diretor audiovisual, militante do movimento cineclubista e representante setorial do audiovisual pernambucano na Mata Norte do Estado. Veja a programação da Mostra Canavial AQUI.

Com enfoque na tradição, o projeto “Tem samba no terreiro” promove sambadas de maracatu rural, brincadeiras que duram a noite inteira com muito verso de improviso entre mestres de grupos distintos. As sambadas foram iniciadas no último sábado (09/11) no terreiro do maracatu Pavão Misterioso de Upatininga, em Aliança. As sambadas ainda serão realizadas nos terreiros dos maracatus Leão Misterioso de Nazaré da Mata; Leão Misterioso de Tracunhaém; Águia Dourada de Nazaré da Mata; e Leão Vencedor de Carpina.

Serviço14º Tipoia FestivalDe 11 a 17 de novembro
Local: Centro de Tracunhaém
Programação com oficinas e mostra de filmes: de 11 a 17
Shows: de 15 a 17 de novembro, a partir das 18h (sexta); 17h (sábado); 17h (domingo)
Acesso gratuito
Site: http://tipoia2013.wix.com/tipoiafestival 
Como chegar: Tracunhaém não fica longe do Recife e há várias formas de acesso.
De carro - O acesso principal é pela BR-408, sentido Carpina. No Trevo de Carpina, entrar à direita (sentido Nazaré da Mata/ Timbaúba). Tracunhaém é a primeira cidade à direita, distante cerca de 8km de Carpina.

Metrô – Descer na Estação Camaragibe. Na pista pode-se pegar Toyota ou ônibus (da Empresa 1002) até o Trevo de Carpina. Chegando ao Trevo, é fácil de encontrar vans para Tracunhaém até às 19h.

Ônibus - Do terminal no fim da Avenida Dantas Barreto ou em qualquer parada da Av. Caxangá, pegar o Recife-Nazaré ou Recife-Timbaúba da Empresa 1002 que deixam dentro da cidade ou qualquer ônibus da mesma empresa que passe no Trevo de Carpina. A viagem pode ser completada de van.

3ª Mostra CanavialDe 08 de novembro a 1º de dezembro
Em Goiana, Condado, Timbaúba, Aliança, Vicência, Nazaré da Mata, Tracunhaém e Carpina.
Acesso gratuito
Site:http://mostracanavial.com.br/

Festival Canavial 2013De 08 denovembro a 08 de dezembro
Em Aliança, Goiana, Nazaré da Mata, Itaquitinga, Vicência, Timbaúba, Carpina, Tracunhaém, Condado e Ipojuca.
Acesso gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário