O Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo vão ser comemorados na próxima quinta-feira (27). Para celebrar a data, o Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) leva espetáculos a dez municípios paraibanos de diferentes regiões. As apresentações gratuitas acontecem nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal, Santa Luzia, Bayeux e em Frei Martinho (único local onde a programação ocorre na quarta-feira, 26).
Essa é a terceira edição do evento que tem como característica o intercâmbio de grupos e a abrangência de regiões. Os municípios foram escolhidos de maneira estratégica para que polarizem as macrorregiões do Estado, possibilitando o acesso da população de cidades circunvizinhas aos espetáculos. Grupos de João Pessoa, Cuité, Areia, Sousa, Bananeiras, Pedras de fogo e Cajazeiras participarão da programação.
As apresentações ocuparão teatros, ruas e praças nas cidades contempladas, como forma de popularizar as artes cênicas e fortalecer o teatro de rua. Assim como na edição do ano passado, espetáculos circenses também foram incluídos na programação, já que a data 27 de março marca o dia das duas linguagens artísticas – o teatro e o circo.
O evento também destaca o potencial artístico do Estado e proporciona a circulação de grupos de diferentes cidades, como destaca o coordenador da ação cultural, Humberto Lopes. “Montamos uma programação que faz circular os grupos artísticos dentro do Estado. Um espetáculo de Bananeiras se apresenta em Cabedelo, enquanto Cuité recebe peça de Areia. Essa é uma maneira de mostrar a Paraíba aos paraibanos”, esclarece.
No Agreste, Campina Grande recebe no Teatro Severino Cabral o espetáculo “A Gaivota”, do grupo Piollin. A apresentação será às 20h. Na microrregião do Seridó, o município de Frei Martinho é o único a ter apresentação na quarta-feira, dia 26. A cidade recebe a Cia Áurea Dantas, de Cuité, com o espetáculo “Criado de Dois Sinhô”, às 17h, na Quadra de Esportes Nilton Pereira da Silva. Já Santa Luzia será contemplada com “Torturas de um Coração”, do Grupo Teatro Oficina, de Sousa. A apresentação será na Praça Alcindo Leite, às 20h.
Enquanto isso, o Sertão será representado pela cidade de Pombal, onde haverá apresentação da peça “Trinca mas não quebra”, do grupo Acate, de Cajazeiras, às 19h30, no Cine Teatro Murarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário