ADAUTO SANTOS
O cantor, compositor, violonista e violeiro Adauto Antonio dos Santos nasceu no dia 22 de abril de 1940, na cidade de Bernardino de Campos, interior de São Paulo, mas foi criado em Londrina, no Paraná, onde iniciou sua carreira artística cantando ao lado de sua irmã como a dupla Duo Havaí, que venceu o Festival Roda de Violeiros, em Londrina. Antes de Adauto ser um cantor e compositor reconhecido, batalhou bastante na noite paulistana, mais precisamente no Bar Jogral, por volta de 1962, onde tocava obras de Milton Nascimento, Rolando Boldrin e Mário Lago, sempre fazendo uma mistura interessante da MPB com a música de raiz do povo do interior. Nos anos 60, foi o responsável por levar a viola para os bares paulistas e teve suas primeiras composições gravadas em 1963 pelo grupo Os Amantes do Luar, que interpretou o bolero "Não me esquecerei de Ti" e o rasqueado "Deita em Meus Braços".
Em 1974, lançou um belo trabalho: o LP "Nau Catarineta", onde o maior sucesso foi a faixa-título. Quatro anos depois, em 1978, lançou o LP "Triste Berrante", seu maior sucesso no disco, que foi tema da novela "Pantanal" e que também fez muito sucesso com Pena Branca e Xavantinho. O seu trabalho começou ganhar maior projeção nacional após suas participações no Programa Som Brasil (TV Globo) que, nesta época, tinha a apresentação de Rolando Boldrin. Em 1995, numa releitura de sua carreira, Adauto Santos lançou o CD "Tocador de Vida e Viola", pela CPC-UMES, disco que foi indicado para o Prêmio Sharp de música regional daquele ano.
Adauto Santos Faleceu aos 58 anos no dia 22 de Fevereiro de 1999, na cidade de São Paulo. No dia anterior à sua morte, ele deixou gravada uma participação na composição "Rosa" (Pixinguinha), que veio a fazer parte do CD "Mulheres em Pixinguinha", lançado pela gravadora do CPC-Umes. Adauto esteva e para sempre estará situado entre as maiores preciosidades de voz e viola do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário