Vânia Maria de Oliveira, nasceu em Maceió,no dia 17 de maio de 1957. Há 33 anos,Vânia vem se dedicando sua vida ao artesanato e a reciclagem no estado de Alagoas. Seu trabalho é marcado pela busca incessante de valorização e preservação do meio ambiente e das tradições da cultura popular,seja por meio do uso d seus elementos mais tradicionais ou mesmo pela ousadia de inseri-los no redesenho de produtos de fácil aceitação pelo público consumidor comum. sua produção artesanal é marcada pela forte presença de elementos que nos remete aos mais diversos tipos de manifestações populares,da tradição e costumes,do erudito ao mais contemporâneo.
No colorido e na simplicidade do acabamento de suas peças facilmente identificamos seu entusiasmo pela valorização e preservação das brincadeiras e fazeres populares: o chitão,o jogo, a dança, o traçando,os espelho, a modelagem e até a oralidade estão presentes em seu trabalho,tratados de forma bem brejeira e marcante. Sua agilidade inventiva criativa é sem limites e surpreendente.
Seus objetos de papel,modelagens,chapéus de guerreiro,são símbolos sociais e culturais do que está ameaçado de desaparecimento ou extinção. Já as suas peças artesanais produzidas a partir de "reciclados",decorativas ou utilitárias,carregam uma mensagem de esperança para o futuro: consciência e criatividade,redução do consumo,reutilização do lixo e colaboração com a preservação do planeta.
O que podemos constatar por meio de curriculo,portfólio de atividades desenvolvidas e das diversas homenagens recebidas,é que durante todos esses anos Vânia Oliveira vem contribuindo muito com a cultura alagoana até se confundem pelo jeito simples,brejeiro,comprometido e amoroso, de ser e fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário