terça-feira, 30 de novembro de 2021
Fundarpe entrega diploma de Patrimônio Vivo ao Grupo de São Gonçalo de Itacuruba
O Grupo Cultural e Religioso Guardiões(ãs) de São Gonçalo de Itacuruba recebeu, no último final de semana, o diploma de Patrimônio Vivo de Pernambuco dentro da programação de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, realizado pela Confraria do Rosário de Floresta, na última sexta-feira (26) e sábado (27). A solenidade contou com a participação de representantes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE).
O Grupo Cultural e Religioso Guardiões(às) de São Gonçalo de Itacuruba foi um dos selecionados da XV edição do edital Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. “Em 2020, a Confraria do Rosário, irmanada com o São Gonçalo de Itacuruba, resolveu indicar e ajudar o grupo a concorrer no Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, até porque este é um grupo que conserva a cultura e a parte religiosa da dança de São Gonçalo. Organizamos toda a documentação e pleiteamos o reconhecimento, que foi agraciado”, explica João Luiz, rei perpétuo e representante legal da Confraria do Rosário de Floresta.
“O reconhecimento do Grupo Cultural e Religioso de São Gonçalo de Itacuruba como Patrimônio Cultural Vivo do Estado é motivo de orgulho para Pernambuco, pois este título é uma forma de valorização e incentivo a cultura de um povo que a mantém viva por gerações. Por essa razão, fizemos questão de realizar a entrega do diploma de Patrimônio Vivo diretamente nas mãos dessa importante manifestação cultural pernambucana. Parabenizo todos que fazem o grupo, uma inspiração de fé e resistência”, destaca Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
A programação contou com apresentações culturais, inauguração dos novos espaços da sede e visitação ao Museu da Confraria do Rosário da Floresta, além de outras atividades. No sábado (27), por exemplo, aconteceu uma reunião entre representantes da Fundarpe e do CEPPC/PE com fazedores de cultura e diretores municipais de Cultura da região. O objetivo foi realizar uma escuta sobre os problemas e necessidades de quem atua na cultura na microrregião de Itaparica.
Também no sábado (27), houve a apresentação de alguns seminários e palestras, como o “O papel dos Patrimônios Vivos na preservação do patrimônio cultural de matrizes afro-brasileira em Pernambuco”, ministrado por Marcelo Renan, coordenador de Patrimônio Imaterial/Fundarpe.
São Gonçalo – O grupo representa para a microrregião de ltacuruba uma manifestação de fé, cultura e resistência as maiores adversidades que um município e seu povo passaram através dos tempos. A existência desta manifestação remota a mais de cem anos, quando a atual ltacuruba era no distrito do município de Floresta e posteriormente de Belém do São Francisco. Por isso a forte ligação entre os dançadores(as) e tocadores(as) nas rodas de São Gonçalo, pois estes tinham e tem laços de família e até moradia nestes municípios.
Patrimônio Vivo - O número de bolsas anuais concedidas aos mestres, mestras e grupos da cultura popular pernambucana, por meio do edital do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE), ampliará de seis para dez em 2022. A mudança faz parte da Lei 17.489/2021, de autoria do Governo de Pernambuco, e aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com publicação no Diário Oficial na última sexta-feira (26).
O anúncio do Projeto de Lei 17.489/2021 foi feito este ano pelo governador Paulo Câmara no Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 de agosto, durante a programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, com o anúncio e titulação dos seis novos Patrimônios Vivos anunciados este ano: Mestre Luiz Antônio (Barro – Caruaru), Maria Jacinta Sampaio da Silva (Mestra de Reisado – Santa Maria da Boa Vista), Marliete Rodrigues (Barro – Caruaru), Velho Xaveco (Pastoril – Recife), Mãe Beth de Oxum (Coco – Olinda), Caboclinho União 7 Flexas (Goiana).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário