sexta-feira, 28 de abril de 2023
Miró da Muribeca é o grande homenageado da Praça da Palavra no FIG 2023
João Flávio Cordeiro da Silva chegou a sonhar em ser jogador de futebol, mas o grande legado que o esporte deixaria em sua vida seria o nome que o imortalizou na história da literatura pernambucana e nacional. Por conta de uma comparação com o atleta do Santa Cruz Mirobaldo, ele acabou sendo conhecido por Miró, ou melhor, Miró da Muribeca. É esse o nome e todo o legado cultural que ele carrega que batizará a Praça da Palavra do 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), homenageando a vida e a obra do poeta nesta edição.
Miró da Muribeca partiu em 2022, deixando na identidade cultural pernambucana toda uma nova forma de se pensar poesia urbana, fundindo diferentes referências e criando um estilo de recitação e performance nos espaços públicos, se tornando uma grande influência para outros nomes que vieram depois.
Eduardo Siqueira SECULT PE
“Miró conseguiu, ao longo da vida, construir uma obra que transcendeu seu corpo periférico e que faz parte do patrimônio cultural brasileiro. Nesse sentido, valorizar e preservar sua obra é obrigação de qualquer gestor público de cultura, na medida em que, ao fazer isso, preserva a memória de uma das vozes poéticas brasileiras mais singulares da virada do século 20 e começo do século 21”, afirma Wellington de Melo, escritor e editor, que viveu próximo a Miró nos últimos anos e atualmente trabalha em uma biografia sobre o poeta, que será lançada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
A Praça da Palavra é um espaço de imersão literária do FIG que promove lançamentos de livros, recitais, contações de histórias, mesas redondas, palestras e outras atividades de valorização e reconhecimento da literatura pernambucana e nacional. A iniciativa é realizada em parceria com a Cepe, editora pela qual Miró possui dois livros publicados, a coletânea Miró até agora e o infantil Atchin!.
“Nome referencial da poesia urbana brasileira de todos os tempos, Miró deixou como legado uma vasta obra literária. Intensa, pulsante e formidavelmente lírica, ela reverberava a voz das ruas, condição que o fez um grande cronista da realidade. Recebemos com alegria a iniciativa da Secretaria de Cultura/Fundarpe em homenageá-lo na 31ª edição do FIG, dando o seu nome à Praça da Palavra, o polo dedicado à literatura”, declara João Baltar Freire, presidente da Cepe.
Felipe Souto Maior/SecultPEFelipe Souto Maior/SecultPE
Neste 2023, a Praça Souto Filho se tornará a Praça da Palavra Miró da Muribeca, contando com homenagens e ações sobre sua vida e sua obra. “Homenagear Miró é de suma importância para a valorização da Literatura brasileira, pernambucana e local, e contribuirá para o êxito da programação da Praça da Palavra e para o Festival. Miró esteve presente na Praça da Palavra desde sua criação, sendo um parceiro importante da coordenadoria em várias ações”, diz Luciana Lima, assessora da Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura.
Literatura é uma das linguagens que está com inscrição de propostas abertas para a programação do FIG, com espaço para recitais, contações de histórias, oficinas, intervenções artísticas, dentre outras atividades. O edital de convocatória completo pode ser conferido no Mapa Cultural de Pernambuco (aqui), assim como as inscrições, que seguem até 9 de maio de 2023 (terça-feira).
Fonte: PortalCulturaPE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário