terça-feira, 27 de outubro de 2009

CANUDOS, A TRAGÉDIA SERTANEJA

( FIM)
A Quarta expedição Bate as portas do Arraial do Belo Monte,com ela, corporações de vários estados da federação,o cerco a canudos durou seis meses,do alto da favela era incessantes os disparos da matadeira(canhão de 32 mm)que bombardeiou por longos 3 meses a população Canudense que resistia heroicamente nos escombros do arraial,a frente das tropas estava o arrogante Gal.Arthur Oscar, a campanha de Canudos que durou um ano,custou a vida de 20 mil sertanejos e 5 mil soldados. contra os canudenses pesava o crime de afrontar a república.o dia primeiro de outubro,foi considerado o dia da carnificina da guerra de Canudos,1500 canudenses foram mortos(entre mulheres e crianças) e 500 soldados foram abatidos pelos jagunços do Conselheiro,neste dia ninguém pediu misericórdia,ninguém concedeu misericórdia.as péssimas condições sanitárias fez com que a variola também participasse do massacre, a marcha dos feridos até Monte Santo deixou muitos pelos caminhos,acometidos pela sede e fome, agonizavam no mais completo abandono.ninguém ligava, ninguém cuidava de enterra-los, a atmosfera ressequida do sertão conservou por meses aquelas múmias malfadadas pelas estradas.Antonio Conselheiro muito debilitado não resisitiu a desidratação e faleceu. era mesmo o fim. deixou uma bela carta aos Canudenses,contradizendo a fama de leigo: MEU POVO DE BELO MONTE,É CHEGADO O MOMENTO DE ME DESPEDIR DE VÓIS,QUE PENA,QUE SENTIMENTO TÃO VIVO OCASIONO EM MINHA ALMA, A VISTA DO MONTE BENÉVOLU,GENEROSO E CARINHOSO COMO ME TEM TRATADO,PENHORANDO-ME ASSIM BASTANTEMENTE COM QUANTO EM ALGUMAS OCASIÕES PROFERI PALAVRAS EXCESSIVAMENTE RIGIDA COMBATENDO A MALDITA REPÚBLICA ,REPREENDENDO OS VICIOS E MORRENDO O CORAÇÃO E O SANTO TEMOR E AMOR DE DEUS,TODAVIA NUM CONCEBO NUTRIR PELO MINIMO DESEJO DE MACULAR VOSSA REPUTAÇÃO.ADEUS AVES,ADEUS ÁRVORES,ADEUS CAMPOS.ACEITAI A MINHA DESPEDIDA QUE BEM DEMOSTRA AS GRATAS RECORDAÇÕES QUE LEVO DE VÓIS QUE JAMAIS SE APAGARAM DA LEMBRANÇA DESSE PEREGRINO QUE ASPIRA ANCIOSAMNTE A VOSSA SALVAÇÃO E O BEM DA IGREJA.
O massacre a Canudos não engrandeceu o Exército Brasileiro,a campanha de canudos foi um crime contra sertanejos que encontraram no campo místico a solução para suas mazelas que até hoje o perseguem, o poder dos homens e poderosos não compreenderam os canudenses, e assim desencadeiaram uma sangrenta guerra fraticída,que até hoje mancha a história do Brasil república.


William Veras de Queiroz - Santo Antonio do Salgueiro-PE.

2 comentários:

  1. Esta tragédia contra o povo sertanejo certamente mancha a nossa historia, causando ainda hoje repugnância, pois aquele homem-líder não queria mudar junto com os demais as condições edafo-climáticas do sertão, uma vez que o que é de Deus só Ele muda. E as mudanças já estão ocorrendo (tsunami, terremotos, maremotos, etc), com maior intensidade que tempos atrás, as pequenas ilhas deixarão de existir, e os continentes que hoje estão afastados (tanto geograficamente quanto pela arrogância) se unirão, parece apenas uma imagem visionária, mas, tudo pode acontecer! A pátria mather passará a ter outro aspecto, outros seres se adaptarão as novas condições que aqui se apresentar.
    Mas, voltando ao texto, aqueles queriam construir um mundo melhor, igualitário, onde todos teriam as mesmas condições sociais (escola, saúde, habitação, segurança, saneamento, trabalho, alimentação, lazer);
    Imaginaram deixar este legado para os que viriam; infelizmente este fato não se deu, porque várias famílias foram banidas deste mundo, pelas balas de metais que fere a carne, mas, felizmente não destrói a alma.
    Contudo, haverá o dia em que todos que ferem tudo também serão banidos desta pátria que tudo oferece.
    Não adianta as investigações de alguns sobre o que há no Universo, o que eles avistam é o mesmo que avistamos quando saímos ao nosso quintal, em um dia ensolarado ou nublado, em uma noite estrelada ou enluarada.
    Bem que o dia 15 de Novembro poderia se chamar o dia da Proclamação da República da Tragédia de Canudos. Porém seria apenas mais uma data comemorativa como tantas outras; que só lembramos por que teremos mais um feriado, para dar vazão a tanta preguiça.

    ResponderExcluir
  2. Quiseram apagar as lembranças da tragédia com a barragem de Cocorobó achando que assim limpariam o sangue derramado e esqueceriam lamento do povo Canudense. Mas a memória de Canudos continua viva e o sangue desse povo ainda clama por justiça e vida digna para o povo nordestino. "Valei-me meu conselheiro pelas desgraças do vintem, que a terra é de todos a terra é de ninguem, de ninguem, de ninguem"
    Rosângela

    ResponderExcluir