quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CANUDOS, A TRAGÉDIA SERTANEJA.
( PRINCIPIO )
"Surge na Bahia, o anacoreta sombrio,cabelos crescidos até os ombros,barbas inculta e longas,face descaveirada,olhar fulgurante,monstruoso dentro de um abito azul de brim americano,abordoava o clássico bastão em que se apoia o passo dos peregrinos" assim foi descrito por Euclides da Cunha,o Cearense de Quixadá, Antonio Vicente Mendes Maciel,que por volta de 1860 inicio longa peregrinação pelos sertões nordestino,pregou a palavra de Deus durante tres décadas,reformou cemitérios e construiu igrejas,consolidou enorme prestigio entre a população sertaneja,apesar da oposição da igreja católica e das elites dominantes,quando a república foi proclamada,em 1889, Antonio conselheiro insurgiu-se contra ela, e assim abreviou a saga de Canudos,tornando uma tragédia sem prescedentes na história do Brasil que viu a pungente guerra fraticida do chão sagrado do arraial do Bom Jesus Conselheiro. e assim,num dia distante,sob o sol escaldante da fazenda velha de canudos onde o rio vaza-barris morria de sede,o cajado foi lançado sobre a terra árida e distante do Belo Monte.e assim em junho de 1893,tudo começou,com a palavra Antonio Conselheiro: Meus irmãos,andei por mais de mil léguas por esses sertões,mas agora o tempo das andanças acabou.aqui,nesta terra, Deus,eu fundo nosso império do Belo Monte,quem quiser ficar,fique.mas trate de trabalhar,orar e viver do respeito,mas tomem tenencia,a perseguição virá no rumo dos passos meus,primeiro vem a enchente,depois a semente,quando os soldados anti-cristo chegarem as águas dos rios seram de leite prá nós,sangue prá eles,a poeira deste chão vira fubá prá nós.e espinhos prá eles. o sertão vai virar praia e a praia vai virar sertão.eu disse:haverá quadro fogos,os tres primeiros serão meus,o quarto eu deixo na mão do Bom Jesus.
William Veras de Queiroz -Santo Antonio do Salgueiro-PE.
Amanhã,CANUDOS,A TRAGÉDIA SERTANEJA. (O MEIO )

2 comentários:

  1. Se nos sertões existem deuses, e certamente existem, um deste é Antônio Conselheiro, esperarei pela continuação desta saga, até lá.

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança deste "Homem Deus"... interessante também é ver o filme de Glauber Rocha, "Deus e o Diabo na Terra do Sol"... no filme aparece uma "figura" parecida com Antônio Conselheiro...

    Synara Veras

    ResponderExcluir