quarta-feira, 14 de outubro de 2009

FIM DE FEIRA, A REVOLUÇÃO DOS PEBAS.

O Grupo Fim de Feira surgiu na capital pernambucana no ano de 2004 não apenas buscando uma fusão de elementos da cultural regional,mas também tentando conciliar uma união de tradição e modernidade,e propondo uma idéia diferenciada de estética da cultura sertaneja e da realidade artistica dos grandes centros. o grupo é liderado pelo cantor,poeta e declamador Bruno Lins, que tem uma exelente performace de palco,sempre interagindo com o público. o grupo foi vencedor do prêmio de Música Brasileira 2009 na categoria Melhor Grupo Regional. o conjunto também mistura a poesia da literatura de cordel com ritmos nordestinos , seu último album é o Revolução dos pebas ,gravado no ano passado no Recife.nas apresentações o grupo traz no repertório temas próprios,como na feira não falta nada,sina de passarinho,no giro do farol,estradas e retirantes e canto prá lua, além de composições de Jackson do pandeiro,Sivuca,Cátia de França ,Gonzagão e Jacinto Silva. o Fim de Feira é o que tem de novo e moderno na música popular contemporanea doNordeste, Salva eles.

William Veras de Queiroz. Santo Antonio do Salgueiro-PE.

2 comentários:

  1. Muito bom conhecer os jovens talentos de Pernanbuco Wiliam, eu q sou fã de Lenine q é das antigas, vou tentar encontrar algum material desse grupo q parece ser muito bom! Tem coisa mais nordestina do q fim de feira?

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esta conciliação, pois vejo não ser valido que se quebre as tradições para se dar lugar ao novo.è preciso unir o tradicional ao moderno, Este diferencial é que mostra a identidade do trabalho, pois ao modificar a cultura, se perde a identidade de um povo ou mesmo de uma nação; é como se não estivesse existido.
    É preciso dar mais espaço para que grupos assim apareçam mais, pois se cantam músicas de pessoas já consagradas é porque mérito receberam. Muitas salvas ao grupo!
    Uma rápida historinha: lá pelo ano de 1974, uma mãe com suas cinco filhas, freqüentavam a feira de Peixinhos-Olinda-PE; ia sempre no final, aos domingos, pois era preciso violar algumas laranjas bahia, outras vezes um inhame, para saciar a fome, pois a grana era curta. Graças a Deus que naquela época na feira não faltava nada, pois hoje com o advento dos grandes supermercados, até feira anda faltando. O tema do álbum: O Revolução dos pebas tem tudo haver com a rápida historinha. Vou procurar ouvir, pode ser quem tenha algo em comum.

    ResponderExcluir