sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VITALINO, O DEUS DO BARRO.
No principio o barro, com suas mãos hábeis e calejadas ele fez sua imagem e semelhança e seus discípulos no alto do moura,disseram amém. e assim se fez do seu reino de Caruarú o maior centro de artes figurativas das Américas. são muitos os caminhos que nos levam a Vitalino Pereira dos Santos,vetor da cultura popular Nordestina,um homem pobre e analfabeto, o mais conhecido é o caminho do artista-artesã a esculpir em barro seus bonecos e a nossa vida,ele próprio esculpido em sua secura,com mãos e veias latentes,como as de Moisés de Michelangelo,expoente e expostas,mãos de trabalho mais do que de arte.de trabalhador mais do que artista. a sua magreza estava nas criaturas que gerava a semelhaça do criador. conhecido como um homem puro e bondoso,foi precursor de uma nova profissão que tantas oportunidades e empregos a familias inteiras ainda geram no seu reino da feira de caruarú. Vitalino era um cronista social,cronista da sociedade em seu torno e em seu tempo.cronista no sentido de escritor,não com palavras,papéis e lápis. mas com imagem,água, barro e forno, a narrar o cotidiano matuto. nas figuras dos retirantes da seca, a banda de pifanos, o ladrão de bode,a fiadeira,o médico,o advogado.dentista,o professor e as múltiplas profissões. apesar do infortúnio que o cercava,ele era um otimista, nas pessoas descritas em suas figuras de barro,fazia elogio do despojamento e da simplicidade,muito além e distante,do que a critica da pobreza.Nos bois ,fazia o oposto. fazia elogios a pujança e opulência. seus bois não vinha da seca.eram e são bois majestáticos,orgulhosos,ufanistas.bois vigorosos,de papadas empinadas. e assim foi o Deus do barro do agreste pernambucano,que no seu centenário tão magramente comemorado fica aqui o registro de quem um dia fez a história de seu povo e seu tempo com a água e o barro. viva o Mestre Vitalino ,no seu planeta azul de Caruarú.

William Veras de Queiroz-Santo Antonio do Salgueiro-PE.






















































2 comentários:

  1. Mestre Vitalino um homem que soube usar parte de sua gleba sem degradá-la, ou melhor, sem agredi-la, como bem descrito era “um homem puro e bondoso.”
    Um dia a aluna precisou ser aprovada na disciplina educação física e a professora pediu que levasse um boneco do Mestre.
    Nesta terça-feira (06/10/2009), será homenageado na VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco - No Centro de Convenções-Olinda-PE, pela Escola Encontro às 15h30.

    ResponderExcluir
  2. Linda matéria... ao mestre, com carinho!!!
    "Um vencedor de Humildade, nossa referência e atenção.
    Pra ter capricho e boa vontade, ter empenho e aplicação.
    É o nosso astro matutino, que pra sempre vai nos brilhar.
    Abençoado Mestre Vitalino, Nordestino Artista Popular."

    ResponderExcluir