quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CLÃ BRASIL, UMA PROLE MUSICAL

Nos idos anos da década de 50, o agricultor e músico ,Dedé do cantinho, fez história no Sertão Paraíbano com sua sanfoninha Alemão Honnek de oito baixos,sua graça e a habilidade com que executava aquele pequeno e complexo instrumento musical,ainda vive nos corações e mentes dos sertanejos de Itaporanga,que compartilharam de tantas festas,tantos sambas sem horários. Um dia Dedé partiu, sua voz calou ,mas sua herença musical não se perdeu no tempo, sua sanfona pé-de-bode,reapareceu nos palcos da vida, nas mãos da genial Lucyane,bisneta de Dedé.que logo cedo assumiu esse legado. e foi para capital da provincia estudar música aos oito anos de idade, num conservatório,lá ela estudou piano,baixo e violão,mesmo destino das duas irmãs com formação musical clássica,filhas de um casal de músicos, receberam boa formação, e assim trilharam por outros caminhos profissionais a sanfoneira Lucyane é estudante do curso de Direito, Larissa,que toca zabumba e violino, é acadêmica de medicina,mesmo curso da irmã
caçula Lizete,que toca flauta transversa, a prima Fabiane Fernandes(filha do também músico,Bedé de Natércio)que no grupo toca Cavaquinho e viola de 10 cordas,tal qual o também primo Francisco Filho, que executa percussão tem formação musical clássica. Mas, como o pop não poupa ninguém, cairam no forró,para alegria de todos e felicidade geral da nação nordestina e assim o couro comeu,em defesa da música regional. Complementando o Clã Brasil: nos arranjos de base e violão o sr. José Hilton Alves (Badú) , um cara de sorte,ao lado de Maria José,que toca triangulo e faz vocal, são os país das garotas. Tem cinco CDs e dois DVDs nos cinco anos de exitência do grupo ,os dvd's ,todos gravados em João Pessoa no Teatro Paulo Pontes. o grupo já percorreu quase todo país,e com algumas turnês internacionais na bagagem,o grupo tocou em Paris,LondresLisboa e Milão.tocou recentemente em Berlim,no festivalWasserMusik,na casa da culturas do mundo. O grupo concluiu a turnê nos dias 25 e 26 de agosto,com show na Estônia. Na gravação do primeiro DVD do Clã,teve as participações de Sivuca, Marinês,maestro Marcos Cezar e Parafuso,ex-zabumbeiro do grupo três do Nordeste. o grupo preza por um trabalho acústico e de qualidade, com a batuta de suas jovens multi-instrumentistas, com influências de Jackson do pandeiro ,Gonzagão e Dedé do Cantinho.

William Veras de Queiroz 2009 D.C -Santo antonio do Salgueiro-Pernambuco.



2 comentários:

  1. Estas meninas estiveram recentemente se apresentando na garagem do faustão,pena que não foram selecionadas,essa concorrência cruel entre o Sul e o Nordeste..., mas existem sempre outros caminhos a se trilhar.

    ResponderExcluir
  2. Estas meninas estiveram recentemente se apresentando na garagem do faustão,pena que não foram selecionadas,essa concorrência cruel entre o Sul e o Nordeste..., mas existem sempre outros caminhos a se trilhar.

    ResponderExcluir