terça-feira, 3 de novembro de 2009

ROMEIROS DE PADRE CICERO,NO CAMINHO DA TERRA DA MÃE DE DEUS.


Numa noite quente de verão,dos últimos dias do ano da graça de 2006,prá ser preciso 26 de novembro. deixei a provincia de Santo Antonio do Salgueiro,com lua nova no céu,e parti na noite sertaneja na companhia dos Padres Domingos Malan.Natel e do gaucho Adenir Fumagalli e mais quinze penitentes.seguimos estrada afóra entre rezas e benditos quebrando o silencio que a noite do sertão nos reserva, em busca de Juazeiro do Norte na região do Cariri Cearense,tinhamos pela frente 150 quilometros a ser percorridos numa caminhada tortuosa.e assim incorporei o penitente sertanejo, e fui atrás das respostas que nos reserva a fé que carregamos no Padim Ciço. ô qui caminho tão longo,só tem pedra e areia,valei-me meu PadimCiço e a Mãe de Deus das candeias. com o sol inclemente,areias escaldantes,os dias eram de sacrificios e infindaveis pelo pó das veredas,riachos morrendo de sede,as folhas secas pelo chão entre galhos ressequidos,a vida não mandava sinais na terra êrma, só as cercas do latifúndio que pareciam cercar o nada e a desolação ou a ganancia dos homens que nos comprimiam e eram nossa companhia durante todo trajeto. senti de perto o quanto a caatinga no ciclo da estiagem é inóspita ao viajante ou penitente,tres longos dias,que pareciam uma eternidade para estrupiados romeiros,senti o desespero da sede que é algo indescritivel ,a ausencia da cobertura vegetal que só encontravamos nas frondosas sombras do juazeiro a árvore mãe do sertão. a sensação de desolação só nos deixou na transição da caatinga com a vegetação da floresta nacional do Araripe, onde está situado grande parte do cariri. a bela paisagem do brejo de altitude e os contornos da chapada do Araripe nos levou até as portas do Juazeiro de onde muito longe já viamos a imponente estátua do Padre Cicero Romão Batista, o santo dos nordestino,apesar de todo sofrimento a experiencia foi válida e levarei comigo até meus últimos dias , já que me confrontou mais uma vez com os fatores que exprime a angustia do Sertanejo, um povo castigado pela ação da natureza e dos homens. os relatos desta viagem estão no diário,viagem a terra da mãe de Deus(N.S das Dores/Padroeira de juazeiro do norte). neste dia 2 de novembro as estradas sertanejas estão repletas de Romeiros,Juazeiro recebe por estes dias uma média de 500,000 mil nordestinos que vão referenciar o Santo dos pobres,que foi vitima da incompreenssão da igreja católica e que vive no coração dessa gente humilde, lá deixarão os seus agradecimentos pelos milagres recebidos numa celebração a vida e a fé do povo do semi-árido.
William Veras de Queroz. Santo Antonio do Salgueiro-PE.

Um comentário:

  1. O povo brasileiro sempre tão cheio de fé, não importando o preceito religioso, pois Deus encontra-se presente em uma semente no seu estado dormente que aguarda por meses e anos o momento certo para germinar, transformando-se em uma tenra plântula, e mais tarde então em um belo arvoredo de onde se obtém o fruto pra saciar a fome, de onde se tem a sombra pra dá regalo a um corpo fadigado de um dia de labor. Esta fé também está no rio mesmo com um leito ressequido, de onde um dia a clemência divina se fará novamente presente; apesar de que as ações antrópicas do homem têm modificado esta ação criadora.
    Fé também que se encontra nas aves habitantes naturais da vegetação, que não perde o seu canto, mesmo que seja de lamento, pois já não acha mais a verdura exuberante em seus galhos.
    Fé no firmamento que revela o mais belo azul, como se de repente o mar trocasse de lugar.
    Fé na noite escura, onde neste mesmo firmamento agora se mostra os astros para iluminar os passos dos viajantes errantes.

    ResponderExcluir