sexta-feira, 6 de novembro de 2009


ZAMBUMBEIROS CARIRIS, O SOM DA TERRA
O Grupo Musical que surgiu em 2002 na cidade de Juazeiro do Norte,no sul do estado do Ceará e que ao som de instrumentos musicais como rabeca,zabumba,pifano e triângulo,trazem os ritmos dançantes do coco,xaxado,ciranda,maracatú Cearense e baiões. com um repertório próprio mesclado com composições de outros artistas caririenses.
O Grupo que já lançou o seu primeiro disco em 2007 é formado por cinco músicos autodidatas que vem da mesma influência musical,tem num recifense professor universitário que veio trabalhar no cariri o lider do grupo. Da visivel harmonia musical que o grupo emana ao público, o zabumba marca o vigor do seu som e, o pifano e a rabeca,exaltam a beleza poética encontrada em cada música. Com eles,vários outros grupos musicais do cariri cearense tem sua influência pautada, principalmente,nos elementos da cultura popular de tradição nordestina,e,porque não dizer ,nas bandas de músicas cabaçal "Os zabumbeiros Cariris vem dessa regionalidade,juntando a isso nossas influências conteporânea da música Nordestina,já as bandas cabaçais são frutos do que restou ainda da nossa ancestralidade indigena (...) a eles agradecemos pela originalidade musical dos zabumbeiros sem falsa modéstia,pois, convivemos,ouvimos,divulgamos,e valorizamos o trabalho desses grupos caririense de tradição oral,que são únicos e que as vezes são poucos valorizados." disse Amélia Coelho,vocalista dos zabumbeiros cariris e que também toca instrumentos.
William Veras de Queiroz-Santo Antonio do Salgueiro-PE.

Um comentário:

  1. É interessante ver que não herdamos dos nossos ancestrais (índios e africanos) apenas as iguarias das culinárias e os adereços que enfeitam nossos corpos e nossas casas. Fazemos uso também do que está na natureza, para compor esta aquarela da cultura musical do nosso país. É lindo ouvir o som que emana do caule do bambu, do fruto de uma cabaça, da folha do coqueiro, das várias sementes criamos xucalhos, maracás e tantos outros instrumentos. Então viva a natureza! Vamos recuperar o que o homem degrada.

    ResponderExcluir