sábado, 5 de dezembro de 2009

BAIÃO MAIS EU, MATUTANDO...




Os Quatro filhos de Antoin de Jeromi,seguiram por caminhos opostos aos que são reservados ao destino comum dos sertanejos do semi-árido Nordestino,no clã dos Oliveiras não houve o fatidico dia da partida ou despedidas , numa data perdida de um ano qualquer, dia pertinente a angústia e a incerteza dos que deixam seu berço e seu lar para uma aventura nas terras frias do sudeste brasileiro a bordo das rodonaves ou tribus da Viação Itapemirim. Eles permaneceram nas terras do sitio gernó em Bodocó ou, em Ouricuri no sertão Pernambucano,na defesa da nossa cultura e do legado do pai tocador ,que desde de cedo levava os garotos para tocar e para o convivio da música nos sambas de noites sem fim pelo Araripe afora, e para livrar um ou dois cachês em detrimento de outros músicos e assim levar algo a mais para o orçamento familiar. Os meninos cresceram,aprenderam a lição, e aquele passado vive em tudo que tocam agora, a leveza e a poesia das canções vem dos pássaros, das flores,dos elementos naturais da caatinga que surge na voz de Neudo,na sanfona de Elmo,nos ritmos de Cyelda(triangulo) e Nenem(zabumba),um disco acústico,com cheiro da terra,o forró tradicional e a música de qualidade ganharam com a emersão do Baião Mais Eu,que lançou o seu primeiro disco MATUTANDO em 2008, este CD é quase um trabalho autoral, todas as músicas são de Neudo e Elmo,com uma única parceria em duvideodó e com a música desengano que tem a participação do poeta cantador Flávio Leandro autor da música,conterraneo de Bodocó,cidade que tem revelado grandes nomes para a MPB, a exemplo do meu amigo e genial violonista Ednaldo Queiroz que mora em New York, o Cantor e compositor Leninho, os músicos do Sanfonéia(que residem no Recife). Com composições belas e inteligentes,com boas interpretações e um instrumental competente,quero fazer justiça ao trabalho apresentado pelo grupo até então,vejo o CD Matutando, do Baião mais Eu, como o que de melhor aconteceu nesses últimos tempos na música tradicional forró pé -de-serra a nivel de grupo. Mais os quatro filhos de Antoin de jeromi,deram pru mundo, e assim tornou possivel ouvir as canções do disco através da internet: www.palcomp3.com.br/baiaomais eu, www.garagemmp3.com.br/baiaomais-eu ,www.nacaocultural.pe.gov.br/cd-do-baiao-mas-eu,eles continuam no mato matutando e sabem que ainda tem muito desafios pela frente e assim seguem pela poeira da estrada com a certeza de chegada.

William Veras de Queiroz 2009 D.C - Santo Antonio do Salgueiro - PE.

2 comentários:

  1. Seríamos meros vazios nesse mundo imenso, se não fosse o que é natural nos cercando, não conseguíamos fazermos notar. Pedimos emprestado os sons, as cores, os elementos naturais para compor tantos textos, alguns poéticos, outros de manifestos.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a certeza de que, o "baião mais eu", caminhando ao lado de parceiros como o "sol Vermelho", vai andar léguas e mais léguas... levando a cultura de um povo que bate no peito e diz com orgulho: Sou nordestino e pronto!
    Wíllian, um grande abraço!

    Elmo Oliveira.

    ResponderExcluir