sábado, 19 de dezembro de 2009

PASTORIL PROFANO DO VELHO BARROSO

" Quando o velho entra, o povo gosta,se não tivesse o velho para contar piada,conversar com o pessoal,ninguém vem ver. A enchente do povo,eu digo que é a mesma, principalmente quando o velho é famoso. O pessoal gosta é de safadeza. A policia é que não gosta. Ela não dá jeito nas mulheres nuas no mar,mas basta o velho dizer umas coisinhas mais forte para ter que dar explicações" essa foi mais uma das tantas defesas ou "explicações " de José Menezes de Moraes, O Velho Barroso nas delegacias da vida, quando dizia ou encenava umas "coisinhas mais forte". Na verdade o Velho Barroso,foi o mais safado dos safados velhos do pastoril profano de Pernambuco e dessa forma fez história no folguedo. Ele nasceu no Recife,em 16/09/1904, no bairro de Afogados,foi um dos maiores animadores de pastoril do estado. Conheceu o folguedo aos 12 anos de Idade,quando participou de um pastoril religioso,ocasião em que ganhou o apelido de Almirante Barroso:
-quando comecei a dançar,em 1916,no largo do Manoel doido, por trás da rua Imperial,no Recife,onde havia muita animação,eu participava do presépio. A distinção entre presépio e pastoril é que o primeiro é dançado por crianças. E o pastoril por adultos. Aos 15 anos já participava do pastoril de ponta -de-rua(pastoril profano) e, pouco tempo depois,criou seu próprio grupo que passou a apresentar espetáculos por vários municípios Pernambucanos,principalmente na zona da mata. Barroso,foi contemporâneo de outros velhos de pastoril do Recife como Amaro Canela de Aço,Frutica,Jatobá,Leopoldo,Crocodilo, Meira,Catota,Ferrugem,Carrapicho,Palmeira,Aroucha. Ex- operário de um moinho no Recife, o velho Barroso viveu, mesmo, foi de sua arte,ainda que precariamente. Ele fez da pobreza uma alegria para sobreviver , que se renovava a cada apresentação e que tudo começava com um Natal. Viva O Velho Barroso e o Pastoril profano.


William Veras de Queiroz 2009 D.C Santo Antonio do Salgueiro-Pernambuco.

Um comentário:

  1. Eita que meu Pernambuco tem pastoril, também com esse sol brilhando cada vez mais belo, só pode ter vida na cultura. e oficialmente o verão só virá amanhã (21/12/2009), mas já começou a brilhar novamente dentro do inverno, de mais um ano bom,que agora ta findando e saudade já chorou,chorou e passou. è lindo vê tanta coisa boa acontecendo, um amigo escrevendo pra registrar na história e na memória de um povo sedento de PAZ.

    ResponderExcluir