sábado, 23 de janeiro de 2010













BLOCO DO URSO PULANDO COM DIFICULDADE

Nem só de alegrias vivem as brincadeiras dos “URSOS”. No município de João Pessoa-PB, por exemplo, esta atividade tem ocorrido fortemente no bairro São José. Bairro que se localiza entre a margem oeste do Rio Jaguaribe e na zona de falésia inserida na região metropolitana da capital vizinho a dois bairros de classe média alta. Teve seu início em decorrência de invasões na década de 70, onde famílias ocuparam a região. Ao longo de 40 anos, o bairro cresceu de maneira desordenada. Atualmente possui cerca de 15 mil habitantes que sobrevivem de maneira precária e sem área de lazer. As crianças disputam espaço com os carros, ônibus e motos para as suas brincadeiras. Além de todos estes problemas sociais o bairro é apontado pela mídia local como um dos mais violentos da cidade, ocasionando uma auto-estima baixa em seus moradores e a não valorização de suas manifestações artísticas locais de cultura popular. Os instrumentos digamos “menos sofisticados”, são confeccionados pelas pessoas de baixa renda que desejam brincar o carnaval são estes: latas, tambores, panelas e baldes, porém, isto tem seu lado positivo, pois se torna relevante, uma vez que objetos que poderiam estar no lixo; passam a ter outra utilidade, dando uma conservação ao meio. Portanto, estas são algumas das principais características de adaptar a brincadeira do carnaval do bairro São José-PB, às condições sócio-culturais dos foliões. Este bloco foi criado com o objetivo de arrecadar uma “graninha” para comprar um Colar de Contas e uma pulseira para adornar esta que vos escreve, estes adornos são feitos com sementes da Caatinga de área de extrativismo onde haja manejo florestal sustentável, é que o chefe e idealizador deste blog William Veras de Queiroz, é “pirangueiro”, não quer liberar nenhum vale da empresa, portanto, criei o bloco do Urso Pulando Com Dificuldade, e contratei até o cantador DALMO FUNCHAL, que vem direto de Campo Formoso-BA, para cantar os seguintes ritmos: baião, xote, forró, galope, quem quiser pode conferir no site:
www.palcomp3.com/.br/dalmofunchal, então vou aproveitar e pedir que ele cante: a La Ursa quer dinheiro, quem não der é pirangueiro (no caso meu chefe). Brincadeiras a parte, algumas destas frases finais são brincadeiras, porém o cantor Dalmo Funchal é residente de Campo Formoso-BA, é cantor e compositor tem 3 CDS na praça, está lançando seu DVD 10 ANOS DE FORRÓ, vale conferir seu trabalho no site acima citado. O idealizador do blog William Veras de Queiroz, reside no município de Salgueiro-PE, é empresário, são meus amigos, pessoas e profissionais adoráveis. Salgueiro é o município de Pernambuco onde tem o melhor Carnaval, este ano terá um homenageado ilustre Mestre Jaime, alfaiate e artista plástico criador do bloco A BICHARADA, em breve o Sol Vermelho postará um texto referente a este senhor, vale conferir. Mas, voltando ao texto, as pessoas enfrentam muitas dificuldades para ter um pouco de alegria, este é o país do carnaval onde cada um brinca com a sua possível fantasia. O importante é poder imaginar e pedir que ventos melhores soprem e tragam algum tipo de realização aos seus sonhos.


Texto adaptado por: Rosemary Borges Xavier-2010-D.C-Cajueiro-Recife-PE

Um comentário:

  1. Willam, entrando em seu blog, ví que meu email está antigo. Esse e.abranttes@hotmail.com não estou mais usando. Agora o meu email é eduardoabranttes@hotmail.com. Estou atualizando para melhor nos contactarmos. Gostei do blog. Colorido. Com boas matérias. Desejo-lhe Sucesso, meu amigo. Que a veia que você imprime escrevendo, atraia bom gosto, arte de primeira. Tudo de bom. Grande abraço. Eduardo Abranttes

    ResponderExcluir