terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

MESTRE JAIME E O ZOO DE FOLIA.

Aos pés da ladeira do chalé,da Vila Maria(residência do coronel Veremundo Soares), Sobre um céu de tantos azuis, de uma tarde distante,desfilou pelas retinas daquele menino,um mundo novo de cores,e alegria, era a magia do carnaval. Eu de mãos dada com minha mãe,vi passar o bloco dos operários do curtume,catabi,calça frouxa,bloco das mulheres solteiras e lata véia. E o meu alumbramento de momo,não custou a chegar,entre o medo e alegria, vi passar o Bloco da Bicharada,foi amor a primeira vista,uma paixão dos sertanejos.Quantos carnavais,quantos verões, quantas rotações,e as voltas que o mundo deu.Foram 60 carnavais. e assim Jaime Conserva,alfaiate e talvez o último boêmio do sertão,recebe justa homenagem das autoridades que comandam o nosso carnaval.O SOL VERMELHO,ouviu de perto um pouco desta história,que se confunde com o destino comum do folião sertanejo.

BSV - Como o senhor ver o carnaval dos nossos dias? Uma festa que passa distante do que foi os grandes carnavais do passado.

BSV-O que não dá para encarar nos carnavais dos nossos dias ? As músicas não são de carnaval,o trio elétrico foi o grande responsavel por essa mudança,tomou o lugar do confete e da serpentina,nem parece mais carnaval.

BSV- Com o que mais o senhor se identifica no carnaval ? Com as marchinhas e o frevo.Principalmente de compositores antigos,com Levino , Nelson Ferreira e Capiba.

BSV - O senhor conheceu de perto o carnaval do Recife e Olinda ? Fui como homenageado e vi um carnaval autentico, conheci o de Olinda e seus Bonecos. o do Recife já conhecia em 1942 ,quando era soldado do exército,uma maravilha.

BSV - Quantos carnavais,onde encontra essa energia ? Hoje acredito qie minha vida é um novelo de lã,nos derradeiros fios.Por isso,me preparo para o carnaval como se fosse o último.

BSV - O que representa essa homenagem no carnaval de 2010 ? Na verdade, eu não esperava que esses anos de dedicação e amor ao que faço, fosse um dia reconhecido.

BSV - Essa homenagem trás motivação para manter viva essa tradição no carnaval de Pernambuco ? Vocês não imaginam o que isso representa prá mim e para os amantes da folia do interior que ainda fazem a beleza do carnaval.

BSV - Ainda carrega recordações dos antigos carnavais de Salgueiro ? É impossivel esquecer os Bailes da ACS e Centro Litero,O Catabi de Antonio Dédé,o Calca-frouxa de Orlando de Nanô,Lata véia dos Soares, o bloco do curtume.mas tudo isso se perdeu. o que a juventude de hoje gosta é do trio elétrico e o carnaval não é mais o mesmo.

William Veras de Queiroz Carnaval/2010 D.C -Santo Antonio do Salgueiro-PE.

Um comentário:

  1. E mais uma vez o Sertão veio ao Litoral, e desta subiu e desceu ladeiras, atravessou pontes, e assim também acontece a um pensamento que mesmo distanta geograficamente consegue viajar cerca de 550Km,pois é meu amigo, fiquei surpresa com tuas arguições ao querido Mestre Jaime muito embora havia pairado por este as vezes já cansado pensamento, a mesma ação que o teu tomou, Viva o Mestre Jaime, Viva a Bicharada, Viva o Mestre Getúlio Cavalcanti com suas belas canções que trazem e deixam Saudades, Viva os Maracatus, Caboclinhos, Ursos, Bois, Papaguns, Caretas, Cirandas,Afoxés, Troças improvizadas, Os Blocos e seus lírismos, VIVA O FREVO imortal!, imortal!

    ResponderExcluir