quarta-feira, 31 de março de 2010

                                                                                          
NO ESTRADA DA PAIXÃO,TEM UM PARQUE DE PEDRA NO MEIO DO CAMINHO

Na estrada que nos leva a Nova Jerusalém,tem o Parque Memorial de esculturas de pedra  no meio do Caminho. O parque fica no Município de Brejo da Madre de Deus,no agreste pernambucano, a à 2 kms da cidade-teatro de Nova Jerusalém. Inaugurado no dia 2 de abril de 1981,o parque das esculturas possui origem na figura simples do artesão nordestino. Numa determinada época ,trabalhadores de Fazenda Nova,municipio de Brejo da Madre de Deus,encontravam-se sem atividades . Diante das circunstância, o Genial Plinio Pacheco,que tinha construido uma réplica da cidade de Jerusalém,resolveu aproveitar  a mão de obra ociosa e colocar mais um dos seus fantásticos projetos em ação, e assim as pedras cantaram no meio da caatinga agrestina. Munidos de ferramentas em punhos  quebraram o sono das pedras e as  transformaram em criaturas inanimadas do folclore nordestino sobre o granito.  

Através da criatividades dos artesãos,incitada pela razão de assegurar a preservação da memória pernambucana. Nos três meses que levam para confeccionar uma escultura tem expressivo significado para aqueles trabalhadores,é que eles acreditam que a figuram que produzem surge de dentro da pedra. Agrupadas em nove setores,cada uma com uma temática diferente,as 37 peças graniticas presentes no parque possuem o tamanho variável entre três e sete metros de altura. A partir da religião,da música e do folclore as esculturas contam a formação da gente nordestina. Desde a emblemática figura de Lampião até a vendedora de tapioca,muitos são os personagens apresentados no parque.  O passeio no parque pode ser realizado de carro quanto numa caminhada ao lado das esculturas. Tudo isso num cenário agrestino em meio a avelozes pedras e cactus,num contato direto com a cultura pernambucana. O parque das esculturas tem uma  área de 60 hectares e está aberta para visitação das 7h às 11h e das 13h às 17h durante toda semana. O ingresso custa 5,00 R$ para carros pequenos e 10,00 R$ para ônibus.  

William Veras de Queiroz 2010 D.C - Santo Antonio do Salgueiro-PE. 

Um comentário:

  1. Parabéns por ser você assim parecido comigo, não, por favor não pense que sou pretenciosa. Explico: sou uma devota das coisas do Nordeste e claro em particular do meu Ceará e eencontrei no teu blog magno, muita coisa que busco a muito tempo. Vc conhece Eudes Fraga? É um grande mestre da música cearense, da uma olhada no cd TUDO QUE ME NORDESTES" acredito que vá gostar. Abraço e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir