quarta-feira, 14 de abril de 2010



WILSON ARAGÃO,O CANCIONEIRO DO SERTÃO DE PIRITIBA


   Ninguém traduz  melhor a alegria e as agruras do agricultor do que Wilson Aragão. Sua música fala,principalmente,do homem do campo,suas lutas e anseios,seus amores e dissabores. Sua musicalidade passeiam por galopes,martelos,xotes,baladas e canções.  Tem o sertão Baiano,como pátria,inspiração do seu cancioneiro,sempre voltado para dignidade,humildade e sapiência do sertanejo. Wilson Aragão já faz parte do São João e cantorias pelo sertão nordestino,tornando-se parte  da vida poética da Bahia.
    Wilson Oliveira Aragão é o nome de pia(batismal) desse poeta errante,que nasceu no ano da graça de 1950 num dia qualquer de um distante e frio mês de abril da Chapada Diamantina,A verdejante cidade de Piritiba, acolheu no seu berço pobre e frio o menino Wilson,que levou o nome e a inquietação dos tabaréus da chapada vida afora. Com mais de 20 anos de carreira,4 CDs gravados, participou de várias coletâneas,autor de sucessos como "Capim Guiné," gravada por Raul Seixas e Tânia Alves,"Guerra de Facão" gravada por Zé Ramalho,Falcão ,Antonio Rocha e outros artistas brasileiros. Wilson Aragão,começou a cantar na adolescencia,cantando em corais de igreja e de escolas. Cresceu e deu pro mundo foi embora para a capital da provincia(Salvador) ,andou pela terra da garôa,Minas Gerais,Mato Grosso,Paraíba,Pará e Piaui e outros estados,fazendo shows e divulgando o sua arte em rádios e televisões. Em seu vasto trabalho,já teve parceria com grandes nomes da música brasileira,dentre tantos,está o também baiano e saudoso Raul Seixas que fez parcería na música Capim Guiné,titulo do seu primeiro LP ,que hoje foi regravado em formato CD.
      Este poeta-cantador,faz as suas andanças,sempre irreverente,levando consigo vários "causos" que, sempre bem contados,despertam,no povo,o sentido alegre da vida após um dia de batalha e é respeitado por todos cantadores pela grande luta por uma música de qualidade. tornou-se um grande interprete dos "causos" do  poeta Paraíbano José Laurentino. E no seu universo de causos e canções,o poeta de Piritiba segue a vida.

William Veras de Queiroz 2010 D.C -Santo Antonio do Salgueiro-PE.

Um comentário:

  1. William, muito boa!!! Gosto do que vc escreve , fala de gente da gente rsrs.
    Outro dia encontrei Xangai na Praia do Forte.
    Agora anotei o blog...Não perco mais nenhuma.

    ResponderExcluir