sábado, 4 de setembro de 2010


MESTRE WALDERÊDO,O XILOGRAVURADOR DO CARIRI

Por muitas décadas,seu Walderêdo,deu  imagem e animação ao imaginário do matuto sertanejo.E assim, sua obra ficou por muito tempo exposta  nas feiras livres nordestina através da xilogravura na literatura de cordel. A xilogravura,  a arte do Mestre Walderêdo,é uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com carimbo. É uma técnica em que se entalha na madeira com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matirz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se o rolo de borracha embebecido em tinta,tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a iompressão em alto relevo em papel ou panpo especial. A xilogravura é de provavel origem Chinesa,sendo comhecida desde o século VI. No ocidente, ela já se afirma durante a idade média.No sertão do Cariri Cearense,o precursor desta arte  é Walderêdo Gonçalves de Oliveira,que nasceu em 19 de abril de 1920, na cidade do Crato. Com 68 anos de atividade,Mestre Walderêdo tem inumeros trabalhos em casas de culturas e museus no exterior.Já foi pintor,eletricista,torneiro mecânico e tipógrafo. o Mestre Walderêdo ,é um patrimonio ,um tesouro vivo da cultura popular Cearense.

William Veras de Queiroz - 2010 D.C - Santo Antonio do Salgueiro-PE.

Um comentário:

  1. Sem dúvidas, o Mestre Walderêdo, muito tem contribuido, com a cultura mundial. Ele é um gênio da cultura... valoroso artista...

    Antonio Cícero da Silva(Águia), é escritor e poeta. Reside na cidade de Carapicuiba/SP. É filho da cidade de São José do Belmonte/PE/Brasil.

    ResponderExcluir