segunda-feira, 29 de novembro de 2010





                    SAMBA DA QUIXABEIRA



     A opulente diversidade musical do sertão baiano,está representado nas chulas,samba martelo,reisados ,batuques,sambas e cantigas de roda e no som que faz o Grupo Quixabeira de Lagoa de Camisa,com seu CD "Ô Pandeiro ! Ô Viola!" O grupo reunido oficialmente desde 1992,após a gravação de quatro faixas para o disco " Da Quixabeira pro berço do Rio".
 Os onze menbros do Grupo tem como principal objetivo  passar para os mais jovens a continuidade das suas manifestações como forma de transmissão e preservação da sua cultura. A comunidade de Lagoa da Camisa,situada a 22 Kms de Feira de Santana,integra a região de Quixabeira-que engloba cerca de quinze comunidades rurais que além de realizarem o trabalho no campo desenvolvem uma estética musical calcada nos valores musicais do sertão e do recôncavo baiano.
 Essa comunidade  tem a música como forma de manter viva as tradições folclorica do povo sertanejo,evidenciando o modo de vida do nordeste interiorano:com seus costumes,valores,aspirações,desejos,a partir de canções que retratam seu cotidiano fatigante, a sua relação com a natureza,consiga mesmo e com os outros. As melodias são criadas no convivio com as atividades rurais,no arduo trabalho que visa sustentação da suas familias.

William Veras de Queiroz 2010 D.C - santo Antonio do Salgueiro-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário