segunda-feira, 1 de agosto de 2011

                                                  

                      
    POETA ILMAR CAVALCANTE

  Ele sempre morou na musical cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Mas,o filho de Inácio Vieira da Silva (in memorian) e Lindalva Cavalcante da Silva,nasceu em João Pessoa, na capital paraibana,no dia 19 de outubro de 1970.  Teve a infância dividida entre os estudos, as peladas de futebol e as férias no sítio Angico, dos avós maternos. A admiração de seu pai pela música regional, em especial pelo forró do Trio Nordestino, clareou-lhe a inspiração e fez surgir os primeiros versos em forma de canção. Com o passar do tempo, entre os 19 e os 20 anos de idade, já com alguns trabalhos desenvolvidos, Ilmar se sentia feliz tocando violão e mostrando as primeiras composições a amigos mais próximos. Vencendo a timidez, apresentou suas canções a alguns artistas monteirenses, em especial a Flávio José e a Dejinha de Monteiro, que gravou sua primeira música intitulada, "Me deixa entrar no seu mundo", de 1993. Primeiros sucessos - Depois dessa primeira vitória, a inspiração e a dedicação se redobraram. Em 1994, Ilmar teve a música "Poucas Palavras" interpretada pela cantora Eliane. Coube a Flávio José apresentar Ilmar à Eliane. A partir de então, as portas se abriram para o jovem compositor. Ainda em 1994, Ilmar conhece o cantor e compositor Nanado Alves e dessa parceria, nasceram grandes sucessos consagrados pelo povo. Na ocasião a Banda Magníficos, em início de carreira, gravou cinco músicas da dupla, entre elas "Xote de encomenda", "Charme especial" e "Todo dia te querer". No ano seguinte Flávio José grava duas músicas que se tornariam sucessos ("Um passarinho" e "O bom do amor"). Por seu lado, a Banda Magnificos lança seu segundo trabalho com mais três músicas da dupla: "Tenda", "Alguém", "Viver uma paixão". Começa então o reconhecimento em todo território nacional. Novos intérpretes - Em 1996, o cantor Gláucio Costa grava o xote "Cheiro de nós", uma música cheia de poesia em que a letra faz uma pequena homenagem ao grande poeta José Marcolino. A partir de 1997, Ilmar tem suas músicas executadas pelas rádios de todo o país, a exemplo de " Saudade que mata", com Genaro, e "Diálogo", com Flávio José.
No 1º MPB Cariri, um Festival de Música Regional realizado em Monteiro em 1998, Ilmar é o grande vencedor com a música "Quando escuto seu Luiz". Essa canção foi gravada por Flávio José no CD " Pra todo mundo", com o nome de "Sangue nordestino". Nesse mesmo disco, encontramos o baião "Só falta você voltar".Com o surgimento de novas bandas de forró, a Magníficos grava em 1999 a música "Muito pra te dar" (parceria com Nanado Alves e Jorge Andrade). Já em 2000, o cantor Flávio José entra na gravadora BMG e lança um novo CD, que tem como carro- chefe "Seu olhar não mente" e o xote "A vida é você" (Ilmar Cavalcante/Nanado Alves). Dois grandes sucessos lembrados pelo público. No ano seguinte, a música "Amor pra mais de mil" foi gravada por mais de 30 artistas inclusive o cantor Novinho da Paraíba e as bandas Mastruz com Leite, Raízes do Forró. Com essa canção vários desses artistas se apresentam em programas de TV (Xuxa Parque, Super POP e A Casa é Sua, entre outros). No mesmo ano, o cantor Adelmário Coelho grava "Chega de saudade", que foi carro-chefe do CD e teve grande aceitação popular.
Coletâneas - Em 2002, a gravadora BMG lança duas coletâneas de Ilmar Cavalcante: As Melhores do ano e 4 em 1. A música "Seu olhar não mente" (Ilmar/Nanado) fizeram parte destes dois discos, que teve a participação de grandes nomes da musica popular brasileira Fábio Jr., Leonardo, Daniela Mercury entre outros. O baiano Adelmário Coelho gravou, em 2004, "Farejador de forró", um autêntico pé-de-serra feito por encomenda. Nessa música, a parceria foi com o seu compadre João Batista. Em 2005, a Banda Magníficos, o cantor Novinho da Paraíba e Santanna gravaram em DVD sucessos de Ilmar Cavalcante. Dois anos depois o compositor foi um dos campeões do Forrofest (2° Lugar) com o baião, "Meu Lugar é meu Nordeste", interpretado por Osmando Silva. Depois de mais de 300 músicas gravadas, e muitas outras inéditas, o compositor monteirense lança o CD "Ilmar Cavalcante, meus amigos meu Forró". Neste trabalho grandes artistas da música regional interpretam o poeta-compositor abrilhantando cada vez mais seu belíssimo trabalho. No ano passado, Ilmar lança seu 2º trabalho, contando mais uma vez com a participação especial de seus amigos e admiradores. O trabalho surge naturalmente de uma aclamação dos admiradores da boa música nordestina, autêntica e de boa qualidade. Contando nesse trabalho com novas participações a exemplo de Jorge de Altinho, Cezinha, Flávio Leandro, Geraldinho Lins e outros.
Agradecido pelos sucessos alcançados, o poeta compõe em meio à vida cotidiana. Em casa ou no trabalho, Ilmar sempre encontra tempo para ler, buscar inspiração, ouvir e aprender com os grandes mestres da música e poesia, como Luiz Gonzaga, o cantor Lindú (Trio Nordestino), Dominguinhos, Guilherme Arantes, Chico Buarque.

Fonte: PB Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário