quinta-feira, 17 de novembro de 2011

                                                           



MESTRE MALEIRO DO BUMBA-MEU-BOI  


A luta pela preservação de uma tradição e uma linguagem cultural está presente na alma do Bumba-Meu-Boi Riso da Mocidade, liderado por Antônio Gomes dos Santos, o Mestre Maleiro,  que leva aos  palco do Maranhão e Piauí, a verdadeira Cultura do Bumba Meu Boi, incluindo  mulheres, entre jovens e crianças que interpretam suas danças folclóricas do tradicional bumba  boi.
comecei em 1948, com o falecido mestre passarinho em Teresina, hoje me considero um maranhense lutador.“Eu comecei a dançar o Bumba-Meu-Boi aos oito anos”, lembra Mestre Maleiro, que assumiu o Riso da Mocidade, em 16 de abril de  1930, em 1982, depois da morte de Mestre Passarinho, na zona Norte de Teresina. “O nosso trabalho é preservar a nossa cultura popular e nossas raízes, e levar nossos conhecimentos a juventude e as crianças”, afirmou Mestre Maleiro.
TRABALHO SOCIAL:Tirar as crianças e jovens do mundo das drogas e o principal papel do mestre maleiro em Timon, com sua vinda a Timon, que já faz seus 34 anos de residência no Maranhão, lhe fez implantar na cidade, através do ministério da cultura do Maranhão e de Brasília, o ponto de apoio Cultural e uma escolinha de oficinas, pra que os Jovens  possam ter seu tempo voltado prá  esta cultura do Bumba Meu Boi. Com o envolvimento de outros mestre do Maranhão, o Mestre Maleiro afirma que conseguiram em Brasília implantar um Projeto, e hoje foi realizado com sucesso. ‘’ fizemos a Governadora com gente nossa em Brasília aprovar este projeto e hoje o Bumba Meu Boi, é Patrimônio Cultural Brasileiro, faz parte da Cultura Nacional. ’’ESCOLINHA DO RISO DA MOCIDADE. ‘’Fazer com que os jovens aprendam em nossas oficinas é muito gratificante pra gente que luta com isso,ensinar eles a cantar, mexer com o computador,dançar, tocar, isso me deixa realizado.’’afirma o Mestre Maleiro .Em Timon localizado na Rua 09 do PQ. União esta localizada a escolinha do riso da mocidade, e não se cobram nada pra receber as crianças os jovens e adolescentes, e quem queira entrar pra esta cultura linda.Alem de apreender muitas coisa os participantes desta escolinha, eles recebem fardamentos, apoios, treinamentos de computação e já saem da escolinha bem preparados        

Nenhum comentário:

Postar um comentário