sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

                    

                                                           

      TEMPO DE NATAL


     Estava Maria na beira do rio
       Lavando os paninhos de seu bento fio
       Maria lavava José estendia
       Chorava o menino do frio que sentia

 O Natal é a primeira festa do solsticio de verão, o primeiro dos grandes ciclos tradicionais.
 "A farra vai larga e a vida fica cheia de licenças" escreveu Mário de Andrade em seu ensaio sobre                 pastoril. Principalmente  se o ano é bom no inverno,recrescem os cocos,s sambas ,o zambê. Esse é  também é o verdadeiro tempo  dos brinquedos,das danças dramáticas iniciadas com a representação com o pastoril da noite de festa e terminadas com os caboclinhos do carnaval. Ensaia o autor de Macunaíma.

Os bailes pastoris remontam à idade média,quando as representações se iniciavam na Alemanha e se estende por toda Europa.Na peninsula Ibérica documentos remonta ao século XII.No Brasil,desde o primeiro século se tem noticias da presença dos  pastoris,cujo ápice se dá pelas mãos da burguesia nordestina oitocentista.
Para gente do sudeste, o tempo de Natal é tempo das folias.Os ternos familiares(ou não)são revestidos de caráter devocional. Cantes e descantes de Rei tratam de temas como anunciação,nascimento,estrela guia,reis magos, adoração,ofertório,agradecimento e despedida. " A folia de reis se reveste de um caráter  sagrado,são os representantes dos reis magos visitando os devotos,havendo um ritual especial de visitas e referência nas casas onde há presépios," revela o folclorista Alceu Maynard.
     Brincadeira de criança:
 -De que o senhor gosta mais? de sal ou de pão?
 -De sal.
 -Então,me dê as festas de Natal
   
 -De que o senhor gosta mais? de sal ou de pão?
 -De pão.
 -Então,me dê as festas de ano bão !
 Pastores,Reis,Borboletas,Dianas,Estrelas ,bois,Jaraguás,Bergunças  e outros tantos personagens povoam as antigas e tradicionais celebrações de natal do Brasil. Que não é vermelho e não neva. No minimo azul e encarnado (as cores do pastoril). Que nossas festas voltem a ser cada vez mais coloridas.

Feliz Natal e Feliz Ano Bão!
Adeus meu menino
Adeus meu amô
Até para o ano 
Se nois vivo fô

Nenhum comentário:

Postar um comentário