domingo, 22 de janeiro de 2012

                                                                             
                               



                           POETA   ABDIAS CAMPOS


     Abdias Campos é poeta, cordelista, violeiro, compositor e declamador. Ao longo de uma carreira de mais de 20 anos tem mergulhado na sua própria vivência de artista popular e realizado de forma contemporânea e original uma leitura do seu fazer artístico.
Com 03 CDs de música (Do Canto da Juriti ao Baque das Ondas, Pedra de Amolar e Rama), Abdias vem se dedicando, nesses últimos anos, às possibilidades da poesia popular, desde o cantar na sua característica mais rústica, à interpretação teatral dos textos da literatura de cordel, utilizando a riqueza cênica dos personagens e as tramas comumente vinculadas ao imaginário popular para representá-los na declamação. Desta experiência em 2005 gravou um CD: Literatura de Cordel – Cantada e Declamada.
Por conta do reconhecimento ao seu trabalho, Abdias Campos foi contratado pela Rede Globo em 2006 para fazer o papel do cantador violeiro, João Melchíades, na minissérie: A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Logo após foi também convidado para fazer a declamação do cordel narrativo do filme de animação Até o Sol Raiá, filme premiadíssimo em 2007, sendo vencedor do Animamundi.
O Mundo Maravilhoso da Poesia de Cordel já foi apresentado em diversos lugares do Brasil, inclusive em duas semanas no Rio de Janeiro, no final de 2007, pelo projeto do SESC: Território de Expressões, e em 2008 no Festival de Inverno de Garanhuns em Pernambuco.
No segundo semestre de 2008, em turnê pelo SESC de Santa Catarina, através do projeto: Viapoesia - Circuito de Espetáculos da Palavra fez 15 apresentações em cidades do Sul: Joinvile, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Itajaí, Estreito, Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Lages, Rio do Sul, Concórdia, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Chapecó, com excelente repercussão junto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário