quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

                             

 
                           CACURIÁ DE DONA TETÉ


O Cacuriá,ou cacuriá de Dona Teté, é uma dança típica do estado do Maranhão. Embora já seja parte constituidora do folclore brasileiro, sua origem não remonta mais do que quarenta anos atrás.Essa dança é apresentada durante a festa do Divino Espirito Santo,uma das tradição junina da região.
 A dança é feita em pares com formação em circulo, o "cordão," acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino(pequeno tambores).As moças dançam com blusas geralmente curtas e saia comprida rodada,sempre adornadas por flores.Já os rapazes costumam usar coletes sem camisa por baixo e calças curtas.Ambos dançam descalços.
No final da festa do Divino Espirito Santo,após a chamada derrubada do mastro, as caixeiras do carimbó podem descansar. É  nesse momento que elas passam à porção  profana da festa,como cucuriá. A parte vocal é feita por versos improvisados respondidos por um coro de brincantes. O ritmo é dado por caixas e sempre há uma pessoa que introduz a ladainha,seguida pelos participantes que,além de dançar,respondem ao coro. O cacuriá é uma derivação do Carimbó Maranhense.Muito embora a festa do Divino pareça uma comemoração cristã,no Maranhão ela é bastante sincrética(mistura popular de diferentes crenças)ao apresentar elementos católicos e de religiões africanas.Durante a festa,várias danças são apresentadas como o Tambor de Crioula e Carimbó.Após a apresentação do carimbó,foi introduzido o cacuriá como dança mais profana do que as outras.
 Inicialmente ,o cacuriá era praticado unicamente com as caixas,mais aos poucos foi-se acrescentando outros instrumentos,como violão ,banjo,carinete e flauta.
A representante mais conhecida do cacuriá  é DonaTeté do cacuriá,uma percussionista Maranhense muitas vezes creditada como uma das criador do ritmo e considerada responsável pela introdução dos novos instrumentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário