quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

                           


 VITALINA E ZÉ PEREIRA-OS PRIMEIRO BONECOS GIGANTES DO CARNAVAL




Ao contrário do que muita gente pensa,os bonecos gigantes que hoje representam uma das maiores atrações do carnaval  pernambucano não "nasceram"em Olinda.  A primeira vez que uma dessas figuras foi usadas para animar o carnaval brasileiro aconteceu em Belém do São Francisco,cidade do Sertão Pernambucano, a 486 quilômetros do Recife. o episódio ocorreu durante o carnaval de 1919(em Olinda o primeiro boneco só apareceria em 1932)quando Belém  realizava umas das mais animadas festas do interior. E essa primeira alegoria,batizada de Zé Pereira,era um boneco de quatro metros,sendo o corpo um estrutura em madeira vestindo um macacão estampado e a cabeça confeccionada em papel machê.Ou seja,em tudo igual aos atuais bonecos.
No livro  " Os Gigantes foliões de Pernambuco",lançado em 1992,o pesquisador Olimpio Bonald Neto já se referia a esse pioneirismo de Belém do São Francisco. Agora,em outro livro tratando do mesmo tema(este em fase de elaboração)não só vem confirmar a origem como traz vários detalhes sobre o surgimento do primeiro boneco sertanejo. Segundo a historiadora Tercina Bezerra(autora do livro sobre as manifestações culturais do município),o criador do primeiro boneco gigante foi um jovem chamado Gumercindo Pires de Carvalho. Rapaz festeiro,ele reuniu um grupo de amigos,pediu ajuda de uma tia que fabricava bonecos para presépios natalinos,confeccionou a alegoria e o grupo caiu no passo pelas ruas da cidade. 
Antes do  Zé Pereira gigante,os moradores de Belém tinham como única referência a esse tipo de boneco os relatos do primeiro pároco da comunidade,o belga Norberto Phalenpin. É que,entre 1905 e 1928, o padre viveu a narrar as festas européias com procissão que usavam bonecos que representavam figuras biblicas. De acordo com a historiadora,foi a partir daí que Gumercindo teve a idéia de usar um boneco no carnaval.
Em 1929,o mesmo grupo de foliões que iniciou a troça resolveram criar uma companheira para Zé Pereira,surgindo então a boneca batizada de Vitalina. Os dois bonecos gigantes casaram-se e, desde então,constituem uma das atrações do carnaval de Belém do São Francisco,onde chegam,de barco de uma fictícia viagem para abrirem o carnaval da cidade. 
A pessoa que dá vida ao boneco,carrega-o  na cabeça apoiado em almofadas existente na base de madeira. A cintura do boneco é localizada na altura dos olhos do carregador,que se orienta através de pequena abertura na braguilha da calça do boneco,que amarra na cintura por debaixo do paletó. Os  bonecos gigantes foram também representados em selo. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos,lançou,em 1991, a primeira série dos selos comemorativos denominadas carnaval brasileiro,incluindo produções do Homem da Meia Noite e a Mulher do Dia,entre outros elementos do carnaval da Bahia e Rio de Janeiro. Foi em Olinda que aconteceu uma verdadeira explosão demográfica de bonecos  gigantes foliões: artistas , políticos,personalidades intelectuais,tipos populares ou figuras fantásticas  tradicionais. Os carismáticos bonecos gigantes exercem grande fascínios sobre os foliões.
Os artistas de Olinda,com sua arte dão vida e alma a tantos bonecos gigantes foliões que são a cara do carnaval de Pernambuco.  

Fonte: lanopires

Nenhum comentário:

Postar um comentário