quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

                                


                                HOJE  É   DIA DO FREVO


 No final do século 19 e inicio do século passado,o frevo surgiu como camuflagem da luta dos capoeiras. Além disso,nos desfiles carnavalesco,alguns capoeiristas iam à frente,para defederem os músicos das multidões,dançando aos ritmos dos dobrados. A dança adquiriu características próprias,nascendo muito mais da improvisação  que já levaram à catalogação de mais de 120 passos(chamados pernadas,giro parafuso,dobradiça,tesoura,saca-rolha etc., envolvendo gingado,malabarismo,rodopios,passinhos miúdo e muitos outros,vários oriundos da capoeira). 
A coreografia,individual,denota também a mistura de danças de salão da Europa,incluindo o balé e os malabarismos dos cossacos. A sombrinha de frevo é outra herança dos capoeiras,que utilizavam porretes e cabos de velhos guarda-chuvas como armas,em conflito entre grupos rivais. 
A música tem relação com as executadas pelas bandas militares e fanfarras de metais e com as marchas,dobrados ,maxixes,quadrilhas e tangos. A década de 30 foi um marco para dividir o ritmo em Frevo-de-Rua,Frevo-Canção e Frevo-de-Bloco. A orquestra do frevo é,geralmente,formada por uma requinta,três clarinetas,três saxofone,três pistons,oito trombones,dois hornos,três tubos,dois taróis e um surdo.
A coreografia, individual,é integrada pelo frenético movimento de pernas que se dobram e estiram. SegundoTárik de Souza," O Teu Cabelo não Néga" de 1932 " considerada a composição que fixou o estilo marchinha carnavalesca  carioca,é na verdade uma adaptação   de Lamartine Babo do frevo "Mulata" dos pernambucanos Irmãos Valenças.
 A primeira gravação com o nome do gênero foi  " O Frevo Pernambucano"(Lupercio Miranda/Osvaldo Santiago) lançada por Francisco Alves em 1930.Um ano depois,"Vamo se Acabá" de Nelson Ferreira pela Orquestra Guanabara recebia a classificação de Frevo.Dois anos antes,ainda com o codinome de "marcha nortista," saia do forno o pioneiro "Não Puxa Maroca"(Nelson Ferreira)pela Orquestra Vitor Brasileira comandada por Pixinguinha. Hoje o Frevo,música e dança,integra a rica diversidade da cultura Brasileira e é marco do carnaval Pernambucano,especialmente em Olinda e Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário