segunda-feira, 12 de março de 2012


                            


50 ANOS  SEM O DOUTOR  DO  BAIÃO


 
      Há 50 anos,faleceu  na cidade do Rio de Janeiro,José Dantas de Souza Filho ou Zé Dantas ,Pernambucano,de  Carnaíba,cidade situada no Sertão do Pajéu.Ele é o compositor  pernambucano que mais emplacou sucesso no Brasil.E certamente o que mais legou clássicos à música popular brasileira. Dentre tantas composições,um das músicas mais conhecidas,O Xote das Meninas  tem pelo menos 50 gravações diferentes,sem contar com regravações pelo mesmo  intérprete. Suas composições  hoje são referências da MPB: Farinhada,Cintura fina,Algodão,A volta da asa branca,Sabiá,Riacho do navio,Paulo Afonso,Acauã,Noites brasileiras,Vem morena,Forró do Mané Vito e A dança da moda. muitas criadas antes mesmo deconhecer Gonzagão.
      O Doutor do Baião era médico obstetra,chegou a diretor do Hospital dos Servidores  do Rio de Janeiro,faleceu de complicações renais,aos 41 anos de idade,no dia 11 de março de 1962durante um carnaval na então cidade maravilhosa. Era um grande sertanejo,Gonzagão dizia que quando ele adentrava sua casa ele sentia o sertão chegando,dizia que ele tinha cheiro de bode. Zé Dantas tinha uma veia humoristica que explorou muito,tanto nas composições quanto nos programas de que participou norádio carioca. Na rádio Nacional,fez com Humberto Teixeira,Luiz Gonzaga e o apresentador Paulo Roberto o programa No mundo do baião.
Zé Dantas foi bastante prolifico. Além das cerca de 100 músicas gravadas,deixou muita composição inédita,textos longos  em versos,como um sobre Lampião,gravado com sua voz.Dona Yolanda(esposa)foi liberando para gravação boa partedas músicas ao longo dos anos. Algumas  permaneceram na gaveta inexplicavelmente,como é o caso daantológica O parto de Sá Juvita, ou Sá Marica parteira,composta nos anos 5, e só gravada,por Luiz gonzaga e Quinteto Violado.Por muito tempo,Zé Dantas fez da medicina profissão principal.Só passou ase dedicar mais à composição quando viu que sua conta bancária recebia mais dinheirode direitos autorais do que do seu salário de médico do Hospital ds servidores do Rio de Janeiro.Dantas fez sucesso apenas com Gonzagão.Umas das composições que mais lhe renderam em direitos autorais foi "Farinhada."
No cinquentenário de sua morte ,que coincide com o centenário de Luiz Gonzaga,em Pernambuco,somente Carnaíba,sua cidade natal,onde o aniversário docompositor faz partedo calendário turistico,anunciou que haverá  homenagem públicaà memória de zé Dantas,de quem Gonzagão gravou 54 músicas,das quais 29 são clássicos incontestáveis da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário