domingo, 18 de março de 2012

                                                                    





                                                       

ELA  É  DE  CABROBÓ




  A  vizinha cidade de Cabrobó,situada no sub médio São Francisco ,deu muito mais a pernambuco além de noticiários de conflitos entre familias,violência ,cannabis e cebola. Foi naquela terra banhada pelas águas do "Velho Chico," da escritora Aglai  Lima, da ilha da Assunção e de Nossa Senhora do Pambu, que nasceu  no primeiro dia da década de 1980, Hermila Guedes. Aos 10 anos de idade,a tragédia também bateu na sua porta ,mudou-se com a mãe e a irmã Hermana (mais nova)  para a velha Marim dos Caetés(Olinda),depois que o pai,policial,foi assassinado,durante uma emboscada. Depois ,mudaram para o Recife,a Veneza Brasileira não era lugar estranho para a familia de Hermila Guedes,apesar de estar a quase oito  horas da cidade onde passou a infância.Para a capital Pernambucana, ela ia todo verão com a mãe para  cumprir agenda de visitas   ao dermatologistaia que tratava  de seu vitiligo.Tem vitiligo desde pequena,no olho,na perna,no braço.Conta que seu vitiligo é simétrico: onde nasce um,nasce outro igualzinho do outro lado. De pele bem branquinha e com os olhos claros do avô paterno( o cabelo,segundo ela,é pixaim por cusa das avós,uma mulata e uma negra),Hermila é traumatizada por causa das vezes que teve insolação e ficou com "duas bocas"(leia-se lábios ressecados). Ela aturou o sol por obrigação também naquela fase conturbada da vida,a adolescência porque as pessoas a chamavam de Michael Jackson porque era branca de mais e tinha o cabelo cacheado.
 Em Recife,cursou a faculdade de turismo e,depois,de letras,na Universidade Federal de Pernambuco. Chegou a trabalhar em agencias de viagens,e estreiou no teatro meio de brincadeira,ela começou fazendo teatro no quintal da casa de um amigo,chamado João Ferreira.Começou como uma brincadeira.Ensaiaram a peça durante um  ano e se apresentaram algumas vezes. Até  aparecer um teste para o curta-metragem O Pedido,de Adelina Pontual. Hermila foi aprovada e, em 2000,aos 20 anos,recebeu por esse trabalho o prêmio de melhor atriz de curta-metragem no 4º Festival de Cinemado Recife e  10º Cine Ceará.
 No teatro, estreou com a peça A Duqueza dos Cajús,Benjamim Santos,dirijida por JoãoFerreira,em 1999. Depois vieram: Noite Feliz,em 2000;Paixão de Cristo,em 2001(em cartaz até 2005);Meia Sola,em 2003;Angu de Sangue,2004;e,no ano seguinte Três Viúvas de Arthur.
 Seu primeiro longa-metragem Cinema,Aspirinas e Urubus,de 2005 do cineasta recifense Marcelo Gomes.Filme indicado pelo MINC para concorrer a uma indicação de melhor filme em lingua estrangeira na edição de 2007 do Oscar.
Em 2005, protagonizou O Céu de Sueli,de Karim Ainouz,que no ano seguinte lhe valeu o prêmio de melhor atriz nos festivais  do Rio e Cine Goiania,além do 28º Festival de Havana.
 Em 2006,a TV Globo convidou Hermila para viver a cantora Elis Regina no especial Por Toda a Minha Vida,dirigida por Ricardo Waddington e João Jardim.Em 2008,estreou em telenovelas vivendo a personagem Divina,na segunda versão de Ciranda de Pedra. No ano seguinte,passou a integrar o elenco fixo da telessérie  Força Tarefa, que ficou no ar até 2010.
 Em 2011,entrou em cartaz com o filme O assalto ao Banco Central,de Marcos Paulo. Em agosto desse ano,a revista Status publicou ensaio sensual com a atriz.
                
Elis Reguna - 2006           Angu de Sangue-2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário