domingo, 22 de abril de 2012

                                                                     Divulgação   







                    FILHOS DA PITANGUEIRA




O Mestre Zeca Afonso formou o grupo em 1986,hoje se dedicam exclusivamente à prática do tradicional  Samba Chula de São Francisco do Conde,município baiano situado na região metropolitana de Salvador.O grupo Filhos da Pintangueira é  um dos grupos de Chula  mais antigo da região,que valoriza principalmente o canto da chula e do relativo em  duplas de cantadores e o toque e a viola machete,instrumento do recôncavo e quase extinta. O grupo tem 25 integrantes com idades entre 17 a 85 anos,o  grupo já se apresentou ao lado de Paulinho da viola ,no Teatro Municipal do Rio de janeiro e pelas principais cidades do país ,durante  o Projeto "Sonora Brasil, " promovido pelo SESC.
  Seu Zeca Afonso aprendeu a tocar e a cantar Samba de Chula desde pequeno através do pai e do avô que levava  a todas as rezas de São Cosme,Santo Antonio e São Roque,onde o Samba Chula era parte obrigatória.
 O grupo faz questão de pregar a tradição que reza que somente mulheres podem  entrar na roda para  sambar - uma de cada vez durante as artes instrumentais que intercalam com os versos cantados pelos homens. O samba de roda do Recôncavo Baiano é hoje reconhecido como obra prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação,Ciência e Cultura. O samba faz parte da cultura Brasileira desde 1860,com a vinda dos africanos para o Brasil. Da África,couberam os passos da dança que celebravam as divindades do Candomblé.Da cultura portuguesa, veio a viola,que se juntou ao ritmo criado no recôncavo.Essa mistura deu origem ao ritmo que conhecemos como Samba-Chula. Os instrumentos peculiares para execução do ritmo são bem antigos,como o machete(percussão) e a viola de 10 cordas,que já não se fabrica mais. O samba Filhos da Pitangueira é considerado  o único samba chula nacional por manter a risca as tradições trazidas pelos africanos e possuir a única viola marchê do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário