sexta-feira, 11 de maio de 2012

                                                                    





         SAMBA DE  COCO  SERGIPANO



Uma dança acompanhada de cânticos,a origem é africana ,mas com forte influência indígena . A marcação do ritmo é forte,feita através dos sapateados e das palmas.
Sua origem africana está ligada intimamente à formação dos quilombos.Os negros que fugiam das senzalas se reuniam em locais distantes - quilombos,e para passar o tempo ocioso cantavam enquanto praticavam o ritual da quebra de coco,retirando a "coconha" (amêndoa),para o preparo dos alimentos.No samba de coco,o tirador do coco,também chamado de coqueiro,é quem puxa os versos,que são respondidos pelo coro dos participantes.Os versos podem ser tradicionais e improvisados e aparecem nas variadas formas,quadra ,sextilhas,décimas,etc.  No Samba de Coco o canto é marcado pelos instrumentos de percussão: Zabumba,Pandeiro,Ganzá,cuicas,bombos,tambores,chocalhos,maracas e sanfona. Enquanto dançam, pisando forte e sapateando no chão,os participantes batem palmas e cantam,girando sem parar,desenvolvendo passos e requebros.

 A indumentária é  simples.Às mulheres usam vestidos estampados,com saias rodadas e cinturas marcadas,e os homens,calças comuns e camisas identicamente   estampadas. Nos pés,usam tamancos de madeira que ajudam a sonorizar o ato da pisada no chão.








  





Nenhum comentário:

Postar um comentário