segunda-feira, 14 de maio de 2012

                                                             
                                             



                              CERAMISTA  ZÉ DO CARMO



Considerado um patrimônio vivo de  Pernambuco desde 2002,o ceramista José do Carmo de Souza,mais conhecido como Zé do Carmo,Nasceu na cidade de Goiana,na Zona da Mata Norte de Pernambuco,  no dia 19 de novembro de 1933. Filho dos artesãos Manoel de Souza dos Santos e Joana Isabel de Assunção,o artista começou a trabalhar com o barro em 1940 quando tinha apenas  sete anos de idade.Na época ,trabalhava ajudando os pais a fazendo santos,anjos e figuras humanas para serem vendidos nas feiras locais.Mas,para surpresa de todos na casa,o pequeno Zé do Carmo criou um anjo com feições do homem nordestino,fugindo do padrão europeu - anjos loiros,branco  e tocador de harpas. Sua mãe,católica fervorosa,o proibiu de confeccionar aquelas figuras "profanas." O menino atendeu o pedido,mas em 1972,após o falecimento da mãe,voltou a produzir anjos sertanejos que tocavam instrumentos regionais,vestiam bata de beato e tinha cara de gente. Foi o inicio de sua fase de transfiguração humana,que lhe deu reconhecimento nacional.
Em 1980,Zé do Carmo participou de um episódio polêmico,que lhe proporcionou reconhecimento internacional. Na visita do Papa João Paulo II ao Recife,colecionadores da cidade encomendaram uma peça para   presentear o religioso. O artista produziu o Anjo Cangaço,um cangaceiro com espingarda,chapéu e asas.Segundo Zé do Carmo,o então arcebispo de Olinda e Recife,Dom Helder Câmara reagiu  com espanto ao seu "presente," dizendo: "Mas onde já se viu um anjo com cara de cangaceiro?" Zé,humildemente respondeu: "isto é cultura, é a minha maneira de ver um anjo nordestino." Mesmo assim, a peça foi vetada por Dom Helder e não chegou às mãos do Papa João Paulo II.
 Durante vários anos,Zé do Carmo foi professor de modelagem de barro e proporção,além de ter escupido também em pedra.atualmente possui um conjunto de esculturas cerâmicas,algumas em tamanho natural,além de um rico acervo com peças feitas por seus pais,no seu ateliê, na rua Padre  Batalha,em Goiana.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário