sábado, 5 de maio de 2012

                             São João do Recife                   




                            PAULO MATRICÓ


O Cantador e poeta Paulo Matricó,trás no matulão e no coração a história do seu povo e do sertão.Nascido no Vale do Rio Pajéu,em Tabira,Sertão Pernambucano,bebeu na fonte da poesia sertaneja. Trás consigo o legado do pai," Albino Pereira," e de outros menestréis da cantoria do Pajéu das Flores,como Jô Patriota,Zé Catota,Pinto do Monteiro e Lourival Batista(Louro do Pajéu), a arte de contar histórias simples com o apuro de métrica e a graciosidade da linguagem  popular,peculiares no repente e no cordel.A descoberta da viola e da música como expressão veio mais tarde,(1990),com a formação do grupo Matricó-expressão indígena que significa que significa Pai fogo(instrumento rudimentar que com o atrito entre duas pedras gera fogo) - em Caruaru. No grupo Paulo era vocalista e percussionista.Nesta época nasceram suas  primeiras composições. Criado no meio de repentistas,cantadores e forrozeiros,Paulo Matricó traz a semente destes artistas tipicamente nordestinos e naturalmente fortes. Carregando consigo as influências de grandes  mestres da cantoria e da música popular como: Zé Marcolino,Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga,Paulo Matricó faz uma música cheia de poesia e ritmos bem peculiares.
 Matricó integra ma leva de artistas cujo tema principal é a cultura local e que pretende mostrar,para o Brasil e para o mundo, o lado belo e encantador do Sertão nordestino.Dentre eles estão Anchieta Dali, Elomar,Xangai,Vital Farias,Maciel Melo e outros.
 Música Regional Popular Brasileira,é assim que Matricó auto-denomina seu trabalho,uma mistura de ritmos puramente nordestinos:xote,baião,côco,forró,arrasta-pé,toadas e boiadeiras.
Como artista,se apresenta em grandes eventos como : São João de Caruaru e Recife;Festival de Inverno de Garanhuns,e circuito Pernambuco Nação Cultural;Missa do Poeta,em Tabira,além de shows em teatro e outros espaços,em diversos estados do Brasil,acompanhado por grandes músicos,como Luciano Magno,Manassés,Ocelo Mendonça e tantos outros.
 Sua atuação estende-se também à pesquisa e difusão da historiografia da cantoria e da poesia popular,bem como na participação e promoção de eventos culturais. Em 2007 esteve na Europa,como músico e oficineiro,participando de importante festival de cultura brasileira,nas cidades de Madrid e Servilla.
Lançou seu primeiro CD em 1995 e até o  momento vem construindo uma importante obra com 7 álbuns publicados,inclusive um deles: MARIA PEREIRA,lançado na Alemanha,em parceria com o compositor alemão Stephan Maria,em 1999,quando residiu e trabalhou por 2 anos naquele país. Seu sétimo CD,CLARO O CORAÇÃO DO CERRADO,gravado em estúdio e lançado em 2007,com temas ligados à defesa do meio ambiente e sua vivência nas terras do Centro Oeste brasileiro.
 Seu mais novo lançamento,o DVD e CD ao vivo,CARO(O Coração do Cerrado),traz também algumas músicas de seus trabalhos anteriores,como: Junho Também e Apreço ao meu lugar. Conta ainda,com a participação de importantes músicos,como:Dércio Marques,Ocelo Mendonça,e outros,além de sua filha Meriele Pereira. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário