sábado, 26 de maio de 2012

                                                   



 ROSA PASSOS


A Soteropolitana Rosa Maria Farias Passos,nasceu e cresceu cercada de música  sobre um céu de abril de 1952.Estimulada por seus pais, aos 5 anos já era pianista promissora.Aos 15 anos Rosa já aparecera na televisão em Salvador. Na adolescência  seus pais lhe apresentaram uma coleção de João Gilberto e Tom Jobim. Inspirada pelo filme "Orfeu Negro" de 1959  sua trilha sonora,Rosa trocou seu piano pelo violão, e desde então tem se dedicado à arte de compor e cantar.Rosa é constantemente lembrada como a João Gilberto de saias,e existe sim uma semelhança que para ela é um elogio,uma vez que  João é sua influência musical e uma característica que a marcou até hoje.
Em abril de 1972 sua interpretação de "Mutilados" (Antonio Cesar Nunes e Antonio Carlos Morais)ganhou o primeiro lugar no primeiro campeonato de música universitária da Bahia,patrocinado pela TV Itapoan.
Suas composições,escritas justamente com seu longo parceiro e letrista - o compositor Fernando de Oliveira,apareceram  em 1979 em seu primeiro disco "Recriação". após passar vários anos apenas dedicando à sua família,Rosa retornou a música em 1985 recomeçando uma carreira que tem evoluído desde então. Em 1991,Rosa lança seu primeiro CD - "Curare" um álbum contendo os clássicos acordes da MPB que inclui Carlos Lira,Ary Barroso,Tom Jobim,Bororó e Jonhy Alf.
Com o saxofonista  Sadao Watanabe faz excussão no ano de 1996, no Japão,Suiça,Dinamarca,Noruega,Alemanha,Espanha,Suécia,EUA,Colômbia,Cuba e Uruguai.
Rosa dedica o ano de 2007 ao público brasileiro,foi convidada a participar de uma homenagem à inesquecivel  Elis Regina,sua grande inspiração,junto  à Orquestra Jazz Sinfônica no Memorial da América Latina em São Paulo.
Em suas gravações e shows conta com a participação de músicos como Chico Buarque de Holanda,Ivan Lins,Yo-Yo Ma e Henri Salvador,Paquito D'Rivera e Ron Carter

Nenhum comentário:

Postar um comentário