sexta-feira, 8 de junho de 2012

                                                                             



          A FESTA DO BARCO DE FOGO



A cidade Sergipana de Estancia,celebra durante os festejos juninos,diversas manifestações folclóricas,entre elas,a corrida de barcos de fogo,que fez com que a cidade através dos belos espetáculos pirotécnico,ficasse reconhecida nacionalmente. O precursor da brincadeira foi Jardineiro e pescador Antonio Francisco da Silva Cardoso(Chico Surdo),que na infância sonhava em ser marinheiro.
 O primeiro barco de fogo foi criado no final da década de 30. A idéia primitiva do barco de fogo se deu através da experiência com uma espada,para correr um fio de arame. Percebeu que quando ateou fogo, sua experiência deu certo e dai por diante começou a criar novas miniaturas de barcos.
Na fabricação dessas miniaturas eram utilizadas madeira leve e papelão,para a estrutura do barco e espadas de pólvora e bambu para queimar os rojões. Na decorações dos barcos eram utilizadas bandeirolas coloridas. Na época a corrida do barco de fogo virou tradição na cidade. A fabricação dos barcos era caseira, realizadas em fundo de quintal e em pequenos barracos. A carcaça do barco estando forrada,o barqueiro juntamente com a equipe,sem nenhuma interrupção,leva em torno de 24 horas na construção do barco. Para os festejos juninos o barqueiro começa a construir os barcos a partir do mês outubro. Parte da produção dos barcos é absorvida pela prefeitura de Estância,para eventos os por ela promovidos.
Em Estância, a festa da  corrida de barco, tem local especifico que é o Forródromo. Para participar da corrida,os barcos devem respeitar todo regulamento do concurso,como por exemplo, tamanho,peso do barco, etc.
A corrida é realizada sobre um cabo de aço que corta uma  extensão de 300 a 400 metros em linha reta,tendo pilastras de concreto nas duas extremidades. O barco de fogo é conectado por  rodanas,a este cabo.
O foqueteiro junto com a  equipe  utilizam técnicas durante a corrida.É necessário que  abaixe a tesoura
e o foqueteiro posicione-se de lado para acender o pavio da espada,que fica no interior do barco,pois o barco fica a uma determinada altura. O primeiro pavio é aceso, e faz com que o barco dispare a correr sobre o fio, lança fogos e guirlandas para cima,asperge faíscas em cores. O choque,na outra,extremidade,detona o outro pavio,que produz o movimento em sentido contrário,até tombar na pilastra original.
Há um julgamento para escolher o barco vencedor em que o  júri analisa: a decoração,a velocidade em que o barco vai e volta ao ponto de partida e que não deve por nenhum instante parar no meio do percurso e as mais  belas flores de fogo que são soltadas durante a travessia
A Prefeitura Municipal da cidade  juntamente coma Secretariada Cultura,com o  objetivo de manter essa tradição,lançou um projeto,em que são realizadas na praça Barão do Rio branco,todas as penúltimas sextas-feiras do mês diversas apresentação como teatro,café cultura,shows musicais,exibição de espadas e corridas de barcos de fogo,que é considerada uma das mais belas apresentações da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário