terça-feira, 10 de julho de 2012

                                                                               São Gonçalo - Folclore - Sergipe



                            DANÇA DE SÃO GONÇALO


Dança em homenagem a São Gonçalo do Amarante,que segundo a lenda,teria sido um marinheiroque tirou muitas mulheres da prostituição,através da música alegre que fazia com a viola.A dança é acompanhada por violões,pulés(instrumento feito de bambu),e caixa. A caixa é tocada pelo "patrão"" - homem vestido de marinheiro,como alusão a São Gonçalo do Amarante. O grupo dança em festas religiosas e pagamento de promessas. É composto em sua maioria por trabalhadores rurais,que se vestem de mulher,representando as prostitutas. Um dos grupos mais apreciados pela singeleza da música e da dança.  São Gonçalo Pares - Folclore - Sergipe                                         São Gonçalo - Folclore - Sergipe
Apesar de louvar um santo católico,a dança lembra movimentos de rituais afro.
Mais uma vez isso  fica comprovado nas letras das músicas.Um dos versos mais conhecidos de São Gonçalo diz: "Vosso rei pediu uma dança,é de ponta de pé,é de calcanhar 'onde mora vosso rei de Congo..."
Os movimentos muito sensuais parece mais um jogo de conquista,já que os dançadores representam prostitutas que São Gonçalo recuperou através da dança. Não é atoa que os homens se vestem com saias,fitas coloridas e colares.Tudo isso serve para simbolizar as prostitutas.
A religiosidade do grupo é visível. Assim que começa a brincadeira eles fazem o sinal da cruz.Quando termina também.Para acompanhar os gestos,os brincantes cantam: "Nas horas de Deus amém,Padre,Filho,Espirito Santo.Essa primeira cantiga que prá São Gonçalo eu canto." 
são Gonçalo morreu em 1262 e somente foi canonizado em 1561.O rei de Portugal D.João III,um grande devoto,foi um dos primeiros a empenhar-se para a beatificação do Santo em Roma. Em Portugal sua festa é realizada em Amarante,no dia 7de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário