NUCA DE TRACUNHAÉM
Seu nome de batismo é Manoel Borges da Silva,Nasceu no dia 5 de agosto de 1937,no Engenho Pedra Furada,município de Nazaré da Mata,na Zona da Mata Norte de Pernambuco.Nuca dos Leões ou Nuca de Tracunhaém é filho de agricutores,deixou a pobreza do campo em que vivia com a familia e foi morar na cidade de tracunhaém,no ano de 1940.
Desde criança brincava com o barro,influenciado por Zezinho de tracunhaém e Lidia Vieira,fazia brinquedos inspirado em figuras do seu cotidiano como casinhas,cavalinhos,boizinhos e ia vender na feira na feira livre da vizinha cidade de Carpina,para ajudar na renda familiar.
Também ajudava a família rebalhando nas casas de farinhas.
No ano de 1968, esculpiu sua primeira obra de arte, um leão sentado,com cabelos encaracolado,feitas com dezenas de fragmentos circulares levemente achatados. Figura que marcou seu estilo. A ideia foi de sua mulher, a também artesã Maria Gomes da Silva com quem se casou em 1960,a partir daí,Maria passou a auxiliar o marido na produção,marcadas por bonecas de cabelos cacheados e flores nas mãos além de anjos e animais.
Atualmente,seus trabalhos estão presentes em antiquários e coleções particulares e espaços públicos,como o 1º jardim da Avenida Boa Viagem,a Praça Tiradentes e os jardins do Sitio Burle Marx,no Rio de Janeiro.
Impossibilitado de fazer suas esculturas devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC),que paralisou todo lado esquerdo do seu corpo. Desde 2006,Nuca é considerado patrimônio vivo de pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário