quarta-feira, 26 de setembro de 2012

                                     Os diretores Marcelo Gomes, do filme Era uma vez eu, Verônica e Marcelo Lordello, do filme Eles voltaram, vencedores do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na categoria melhor filme


                PERNAMBUCO FAZ A FESTA NO FESTIVAL DE BRASILIA DO CINEMA


Dois filmes pernambucanos sairam como grandes vencedores do Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro. A trama Era Uma Vez Eu,Verônica,de Marcelo Gomes,e Eles voltam de Marcelo Lordello, dividiram o prêmio Candango de Melhor longa-metragem de ficção e receberam R$ 250 mil. Para Marcelo Gomes, o empate na disputa pelo melhor longa-metragem reforça a força do cinema pernambucano e os ingredientes que têm possibilitado os destaques que essas produções conquistaram. Era Uma Vez Eu,Veônica levou ainda o prêmio de júri popular,como melhor longa-metragem de ficção,e recebeu as premiações oficiais de melhor roteiro,melhor fotografia,melhor trilha sonora e melhor ator coadjuvante pela atuação de W.J.Solha. Era Uma Vez,Verônica também foi vencedor do Prêmio Vagalume,de cinema para cegos.
O Candango de melhor direção foi para o também pernambucano Daniel Aragão por "Boa Sorte,meu amor". Já o prêmio de melhor ator ficou com Enrique Diaz pelo filme "Noites de Reis". Outro destaque da noite de premiação foi o curta A Mão que Afaga,da paulista Gabriela Amaral Almeida.Gabriela subiu ao palco da  Sala Villa-Lobos por seis vezes.Gabriela é estreante ,mo Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro.

Confira a lista completa dos vencedores

Longa metragem de ficção:
Melhor filme: "Eles voltam" e "Era uma vez eu, Verônica"
Melhor direção: Daniel Aragão pelo filme "Boa sorte, meu amor"
Melhor ator: Henrique Diaz pelo filme "Noites de Reis"
Melhor atriz: Maria Luiza Tavares pelo filme "Eles voltam"
Melhor ator coadjuvante: W. J. Solha pelo filme "Era uma vez eu, Verônica"
Melhor atriz coadjuvante: Elayne Moura pelo filme "Eles voltam"
Melhor roteiro: Marcelo Gomes pelo filme "Era uma vez eu, Verônica"
Melhor fotografia: "Era uma vez eu, Verônica"
Melhor direção de arte: "Esse amor que nos consome"
Melhor trilha sonora: "Era uma vez eu, Verônica"
Melhor som: "Boa sorte, meu amor"
Melhor montagem: "Esse amor que nos consome"
Melhor filme eleito pelo júri popular: "Era uma vez eu, Verônica"
Prêmio da crítica para melhor longa-metragem: "Eles voltam"


Curta metragem de ficção:
Melhor filme: "Vestido de Laerte" de Claudia Priscilla e Pedro Marques
Melhor direção: Eduardo Morotó, Marcelo Martins Santiago e Renan Brandão pelo filme "Eu nunca deveria ter voltado"
Melhor ator: Everaldo Pontes pelo filme "Eu nunca deveria ter voltado"
Melhor atriz: Luciana Paes pelo filme "A mão que afaga"
Melhor roteiro: " A mão que afaga"
Melhor fotografia: "Canção para minha irmã"
Melhor direção de arte: "Vestido de Laerte"
Melhor trilha sonora: "Eu nunca deveria ter voltado"
Melhor som: "Eu nunca deveria ter voltado"
Melhor montagem: "A mão que afaga"
Melhor curta eleito pelo júri popular: "A mão que afaga"
Prêmio da crítica para melhor curta-metragem: "A mão que afaga"


Melhor filme de curta metragem de animação: "Valquíria" de Luiz Henrique Marques
Melhor curta de animação eleito pelo júri popular: "O gigante" de Luís da Matta Almeida



Nenhum comentário:

Postar um comentário